Topo

Hyundai antecipa versão cross do HB20 e anuncia i30 flex

Hyundai HB20X: mal lançou a versão civil, fabricante já veste compacto com adereços off-road - André Deliberato/UOL
Hyundai HB20X: mal lançou a versão civil, fabricante já veste compacto com adereços off-road Imagem: André Deliberato/UOL

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/10/2012 15h07Atualizada em 22/10/2012 19h08

A Hyundai apresentou três grandes novidades na abertura à imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo, nesta segunda-feira (22), no Anhembi. A primeira é a versão aventureira do HB20, o HB20X, prometida no lançamento do compacto (e tratada desde sempre como "SUV looking", ou seja, com visual, apenas, de jipinho) e que chega ao mercado no começo de 2013 apenas com motor 1.6, mas opções de câmbio manual ou automático.

O hatch ganhou suspensão levemente elevada e elementos estéticos com apelo fora-de-estrada, além de um grade dianteira e para-choque traseiro com desenhos exclusivos para a versão. O preço, diz a Hyundai Brasil, ainda não foi definido -- mas deve ser anunciado em menos de um mês. No ano que vem, em março, será lançado o HB20 sedã.

OS ESTRANGEIROS

  • André Deliberato/UOL

    Hatch médio i30 chega à 2ª geração finalmente com o estilo escultura fluida; motor é 1.6 flex

  • André Deliberato/UOL

    SUV médio-grande Santa Fe ficou mais elegante e traz motorzão Lambda V6 de 3,3 litros

Quando chegou a vez da divisão de importados, representada no Brasil pelo Grupo Caoa, o pilar da apresentação foi a estreia da nova geração do i30, atual vice-líder de mercado entre os hatches médios à venda no Brasil. O modelo ganhou as linhas esguias da escola de estilo "escultura fluida" e deixou de lado o motor 2.0 a gasolina em favor do propulsor Kappa 1.6, bicombustível, de 128 cv e 16,5 kgfm de torque (com etanol), utilizado também no HB20.

UOL Carros publicou um flagrante do novo i30 e matou a charada de sua nova motorização já em março deste ano.

O câmbio no novo i30 é apenas automático de seis marchas. O preço também não foi divulgado; a chegada às revendas deve acontecer entre janeiro e fevereiro de 2013.

A Hyundai também mostrou à imprensa o Santa Fe de nova geração. O SUV médio (que, a princípio, não aposenta o Vera Cruz no Brasil) traz motor V6 de 3,3 litros, 270 cv e 31,8 kgfm de torque. A transmissão, assim como a do i30, é automática de seis velocidades (com calibrações específicas para o modelo, obviamente).

Clientes e fãs do modelo, porém, terão de esperar mais um pouco: também sem preço definido pela Hyundai-Caoa, o SUV deve chegar apenas no meio do ano que vem. Mais precisamente, "meados do primeiro semestre de 2013", segundo a fabricante, otimista.

Por fim, o sedã médio Elantra e o SUV Tucson feito no Brasil foram mostrados em suas versões com motor flexível. Outros modelos da linha atual da marca, como Sonata, Azera, Equus, Veloster e Genesis, também marcam presença no estande. Aliás, questionada sobre a versão turbinada do Veloster, a marca foi pessimista: não há previsão.