Topo

Ducati lança a radical Hyperstrada no Salão de Milão 2012

Hyperstrada: com mistura de estilos e 110 cv, ganha apelido de "radical tourer" - Carlos Bazela/Infomoto
Hyperstrada: com mistura de estilos e 110 cv, ganha apelido de "radical tourer" Imagem: Carlos Bazela/Infomoto

Aldo Tizzani

Da Infomoto, em Milão (Itália), especial para o UOL

12/11/2012 18h32

A italiana Ducati, recentemente adquirida pelo Grupo Volkswagen, foi a primeira marca a apresentar suas novidades no Salão de Motos de Milão em uma concorrida prévia, realizada nesta segunda-feira (12), três dias antes da abertura oficial do evento. Totalmente nova, a Ducati Hyperstrada será a grande estrela de Borgo Panigale no EICMA 2012 (Esposizione Internazionale del Motociclo, nome oficial do Salão).

Esta nova Ducati mescla características até então distintas: a adrenalina da família Hypermotard e o conforto de uma touring. Na visão da marca, o novo modelo será destinado ao motociclista que quer explorar novos horizontes, realizando viagens curtas, no melhor estilo Ducati. "Esta nova Hyperstrada será muito divertida para se pilotar, porém com características touring para pilotos mais jovens", afirma Claudio Domenicali, diretor da Ducati.

A nova "radical tourer" conta com inédito motor de 821 cm³ que produz 110 cv de potência máxima a 9.250 rpm e 9,1 kgfm a 7500 rpm de torque máximo. Traz suspensão traseira regulável e pesa apenas 181 kg. Destinada ao turismo, tem assento em  dois níveis a 830 mm de altura. A moto conta ainda com cavalete central, para-brisa, guidão mais alto e malas laterais (25 litros). O conjunto de suspensão é formado por garfo telescópico invertido de 130 mm de curso, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira com 133 mm de curso. A Hyperstrada terá uma vasta gama de acessórios, por exemplo, para-lama em fibra de carbono e escapamento no estilo racing.

RENOVAÇÃO
A linha Hypermotard foi totalmente reformulada para 2013, mas mantendo sua identidade visual, como o quadro em treliça. Ganhou melhorias, como a pinça monobloco e o sistema de freios com ABS (antitravamento) mais moderno da Bosch. O tanque de combustível teve sua capacidade aumentada para 16 litros.

Pesado apenas 175 kg, a nova Hypermotard traz a mesma motorização da Hyperstrada, ou seja, um bicilíndrico em "L" de 110 cv de potência máxima. A marca anda mostrou uma versão SP, mais endiabrada e alta, que traz garfo invertido em alumínio, rodas em alumínio, e diversas peças em fibra de carbono, reduzindo o peso para 171 kg.

A montadora exibiu outras duas motos: a superesportiva 1199 Panigale "R" e um versão tourer da Diavel, com sobrenome Strada.

A muscle bike da marca italiana oferece novo assento, para-brisa, sissybar e pequenas malas laterais em couro, que oferecem mais conforto e requinte ao motociclista, já que a moto deve rodar com garupa. A Diavel Strada traz ainda nova traseira (subquadro, lanterna e piscas). Será vendida em 2013 na cor cinza (Race Titanium). As especificações técnicas de motor e ciclística seguem praticamente as mesmas da versão Standard.

A 1199 Panigale "R" está mais radical devido à resposta instantânea do motor, com a abertura mais rápida do corpo da borboleta. A versão R é, na verdade, a adaptação da Panigale RS13, versão de pista da superesportiva, vestida para a rua. A moto conta com bielas em titânio, o que diminuiu o peso do motor em 674 gramas -- ele gera 195 cv de potência máxima a 10.750 rpm e 13,4 kgfm a 9.000 de torque máximo. Conta com freios com ABS de série e novos escapamentos Akrapovic, além de vários componentes em carbono.