UOL Carros

03/07/2009 - 12h19

Montadora chinesa Baic entra na disputa pela Opel

Por Angelika Gruber e Christiaan Hetzner
Em Frankfurt
A montadora Baic, responsável por fabricar carros das marcas Mercedes-Benz e Hyundai na China, se propôs a comprar uma fatia da Opel, unidade europeia da General Motors, desafiando um acordo do grupo de autopeças canadense Magna, disseram fontes nesta sexta-feira.

A estatal Beijing Automotive (Baic) submeteu uma oferta não-solicitada pela Opel e sua irmã inglesa Vauxhall e fará uma proposta definitiva até meados de julho, afirmaram à Reuters fontes próximas à situação.

A notícia surge antes do término do prazo limite para os advogados da GM submeterem a documentação ao juiz da corte federal de falências dos Estados Unidos, Robert Gerber, que decidirá até 10 de julho sobre um plano de criar uma "Nova GM" com as marcas Chevrolet, Cadillac, Buick e a unidade de caminhões GMC.

A Magna, apoiada por parceiros russos, é a principal interessada na disputa pela Opel. Fontes disseram à Reuters na quinta-feira que o conselho de diretores da Magna quer aprovar um plano de negócios para a unidade europeia da GM em 7 de julho.

A belga RHJ International é outra interessada na Opel, embora tenha divulgado um grande prejuízo anual na quarta-feira. Com isso, analistas duvidem que a companhia tenha recursos para competir com as demais proponentes.

*Com informações da Redação
Fale com UOL Carros

SALOES