UOL Carros

01/07/2009 - 16h27

Vendas da GM nos EUA em junho caem 34% ante mesmo mês de 2008

Em Detroit
A General Motors teve queda de 34% nas vendas de veículos em junho nos Estados Unidos em relação ao mesmo período do ano passado. Trata-se do primeiro relatório de vendas desde que a montadora entrou com pedido de concordata, como parte do processo de reestruturação financiado pelo governo do presidente Barack Obama.

A GM, que entrou com pedido de proteção judicial em 1o de junho, afirmou que vendeu 176.571 veículos em junho, em comparação com 265.937 unidades de junho do ano passado, resultado que confirma em parte as expectativas de analistas frente aos distúrbios da reestruturação.

A empresa manteve a posição de montadora com mais vendas nos EUA.

As vendas da marca Saturn da GM em junho caíram 60,2%, enquanto as vendas da Saab tiveram queda de 58,4% e as da Hummer recuaram 48% na comparação com igual intervalo de 2008. A GM espera vender essas marcas.

Ao mesmo tempo, as vendas da marca Pontiac tiveram baixa de 16,4%. A GM planeja se desfazer da Pontiac aos poucos e focar mais nas marcas Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac.

A GM disse que fabricou 394 mil veículos no segundo trimestre apenas na América do Norte, uma queda de 53% em relação ao período de abril a junho do ano passado. A GM se recusou a revelar seus planos de produção para o terceiro trimestre. (Reportagem de Kevin Krolicki e David Bailey)
Fale com UOL Carros

SALOES