UOL Carros

23/04/2009 - 07h45

Vendas da Toyota caem 27% no 1º trimestre; Volkswagen se aproxima

Em Tóquio
A Toyota Motor informou nesta quinta-feira (23) que as vendas do grupo no mundo caíram 27% no primeiro trimestre, para 1,767 milhão de veículos. O resultado foi o bastante para manter a empresa à frente da alemã Volkswagen como a maior montadora do mundo.

A Volkswagen entregou 1,4 milhão de veículos durante o trimestre passado, queda de 11%, que aumentou sua participação no mercado mundial de automóveis em 1,3 ponto percentual, para 11%, informou a montadora. O número não inclui as vendas da Porsche, que detém 51% da Volkswagen.

A diferença entre as vendas da Toyota e da Volkswagen encolheu para 363 mil veículos entre janeiro e março, ante 840 mil unidades um ano antes.

A montadora alemã, que possui nove marcas, tem como meta superar a Toyota e a General Motors como maior fabricante de veículos do mundo em vendas até 2018.

A Toyota sofre problemas com a queda na demanda em seus dois maiores mercados, Estados Unidos e Japão, enquanto a Volkswagen aproveita crescimento em seus principais mercados da China, Alemanha e Brasil, onde incentivos estatais estão fomentando as vendas do setor automotivo.

As vendas da Toyota, porém, podem ser impulsionadas por um plano do Japão que deve ser lançado este mês para renovação de frota. Enquanto isso, Estados Unidos consideram estratégia semelhante para impulsionar as vendas do setor.

(Por Chang-Ran Kim)
Fale com UOL Carros

SALOES