UOL Carros

18/02/2009 - 08h49

Toyota vai retomar parte de produção no Japão em maio

Em Tóquio
A Toyota informou, nesta quarta-feira, que planeja paralisar a produção em suas fábricas japonesas por três dias em abril, mas que aumentará ligeiramente a produção em maio, enquanto espera conseguir progresso na redução de níveis de estoque.

A Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, informou anteriormente este mês que os níveis de produção atingiriam o patamar mais baixo entre janeiro e março, quando a empresa cortou produção para acabar com o estoque entre 400 e 500 mil veículos.

"Maio deverá ser levemente melhor (que abril), quando novos modelos como o Prius (terceira geração) começam a ser vendidos e ajustes de estoque seguem em frente", disse o porta-voz da Toyota, Hideaki Honma.

Refletindo tais expectativas, o jornal de negócios Nikkei publicou nesta quarta-feira que a Toyota planeja impulsionar a produção no Japão para 200 mil unidades em maio, aumento de cerca de 30% em comparação com a produção média dos três meses precedentes, mas ainda em queda de 40% em relação a um ano antes.

A Toyota planeja avisar a seus fornecedores em breve sobre seus planos, informou o Nikkei sem citar fontes, acrescentando que o plano de produção poderá ser alterado dependendo da demanda global de veículos.

A Toyota exporta mais de 60% dos veículos que produz no Japão. Globalmente, a empresa colocou um terço de suas linhas de produção para trabalhar em turno único.
Fale com UOL Carros

SALOES