UOL Carros

23/01/2009 - 17h10

GM dá férias coletivas a 200 trabalhadores de setor exportador

Em São Paulo
A GM informou nesta sexta-feira que vai conceder férias coletivas a 200 trabalhadores da área de veículos desmontados para exportação (CKD), em São José do Campos (SP).

O período de férias vai de 9 de fevereiro a 1º de março. Pouco antes, o sindicato dos metalúrgicos local havia anunciado uma estimativa de que 400 pessoas poderiam ser atingidas pela decisão, mas a montadora esclareceu que a unidade tem 300 funcionários e que 100 continuarão trabalhando.

O sindicato acrescentou que este é o sexto anúncio de férias coletivas feito pela GM em São José dos Campos desde setembro do ano passado e é o segundo anunciado para o setor de CKD.

A assessoria de imprensa da GM afirmou que a empresa vem reduzindo as exportações em razão da queda da rentabilidade dessa operação, motivada pela alta do dólar, que vem abatendo as vendas externas.

A crise global tem afetado também as vendas locais da montadora. Em 12 de janeiro, a GM informou a demissão de 744 pessoas na unidade de São José dos Campos. Desde então, o sindicato local realizou várias assembléias nas portas das fábricas das montadoras e paralisações de algumas horas.

(Reportagem de Vanessa Stelzer; Edição de Aluísio Alves)

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES