UOL Carros

15/01/2009 - 15h22

Volkswagen encerra contrato de 150 temporários em Taubaté

Em São Paulo

Leonardo Colosso/Folha Imagem

Depois da GM, Volks de Taubaté anuncia dispensas

A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira que não vai renovar os contratos de 150 funcionários temporários de fábrica em Taubaté, interior de São Paulo, que vencem entre este mês e fevereiro. A decisão chega três dias após a GM dispensar 744 temporários na cidade de São José dos Campos, também no interior paulista.

A VW informou que vai discutir nas próximas semanas medidas de flexibilidade com trabalhadores de suas fábricas no país.

Segundo a montadora, as 150 pessoas dispensadas fazem parte de um grupo de 800 trabalhadores com contratos temporários em Taubaté. Dos 650 restantes, 450 serão efetivados pela empresa e os outros 200 contratos serão renovados.

  • LEIA MAIS: Funcionários da GM param 2 horas em protesto contra dispensas

    VOLKS FAZ ACORDO
    Segundo comunicado da Volkswagen, a empresa acertou um acordo com o Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté para introdução de sistema de banco de horas que permitirá a flexibilização da jornada de trabalho na unidade.

    "O acordo prevê que a empresa poderá conceder até 25 dias de descanso durante 2009, com o lançamento das horas no banco para compensação futura."

    O gerente executivo de relações trabalhistas da Volkswagen no país, Nilton Junior, afirma no comunicado que "diante do atual cenário, é fundamental ter mecanismos de flexibilidade para adequação da jornada de trabalho e dos volumes de produção que assegurem condições de rápida reação às demandas de mercado".

    Apesar do acordo, o executivo afirma que a empresa "por ora" ainda não tem dias de descanso previstos para Taubaté. O acordo do banco de horas precisa ser aprovado por empregados na próxima semana e a Volkswagen informou que fará uma avaliação mensal sobre eventual redução na jornada de trabalho.

    Taubaté ainda tem mais 600 funcionários temporários com contratos que vencem entre setembro e novembro deste ano.

    (Reportagem de Alberto Alerigi Jr.)

    Compartilhe:

    • Fale com UOL Carros

      SALOES