UOL Carros

28/09/2007 - 09h48

Carro com célula combustível da Toyota faz 560 km com um tanque

TÓQUIO (Reuters) - A Toyota Motor informou na sexta-feira que uma versão melhorada de seu veículo FCHV, que não produz emissões de gases causadores do efeito estufa, completou um teste de estrada entre Osaka e Tóquio, cobrindo 560 quilômetros com um único tanque de hidrogênio.

A nova versão do veículo é equipada com um tanque de combustível de alta pressão (70Mpa), o qual pode armazenar o dobro da quantidade de hidrogênio que o tanque que equipava a versão anterior do carro.

A maior parte das grandes montadoras está desenvolvendo veículos movidos a célula combustível, que usa uma reação química entre hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade e emitir apenas vapor d'água. Mas altos custos, infra-estrutura e dúvidas sobre segurança na armazenagem significam que estão anos longe do uso prático.

Com o novo tanque e uma célula de alta performance, o FCHV tem potencial de percorrer 750 quilômetros com apenas um tanque, o que o torna 25 por cento mais eficiente no consumo de combustível que versões anteriores, informou a Toyota.

A Hyundai Motor, maior montadora da Coréia do Sul, informou na quinta-feira que planeja começar a produção em massa de um carro com célula combustível a partir de 2012.

A General Motors, uma das principais incentivadoras do sistema de propulsão, já disse que quer ter veículos movidos a células combustível até 2012.

REUTERS AAJ CS

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES