UOL Carros

08/03/2006 - 13h58

Volkswagen produzirá nova minivan na Argentina

BUENOS AIRES (Reuters) - A montadora alemã Volkswagen investirá 100 milhões de dólares em 2006 para produzir pela primeira vez em sua história um modelo exclusivamente na Argentina, disse na quarta-feira o diretor de assuntos externos da companhia em Buenos Aires, Ronnie Frost.

O lançamento do monovolume Suran, com base no desenho do compacto Fox, colocará fim a 9 anos sem novos modelos da empresa no país sul-americano.

"Será lançado em 4 de abril... Nos 25 anos de história da Volkswagen na Argentina é a primeira vez que será fabricado um modelo exclusivo", disse Frost.

O Suran será exportado, em princípio, para mercados latino-americanos como Brasil e México, acrescentou o executivo.

O setor automotivo argentino está vivendo uma fase de franca expansão, após anos de lentidão. A indústria é sustentada por um crescimento anual de 9 por cento da economia nos últimos três anos.

Em 2005, a Argentina registrou a maior produção de automóveis em cinco anos, com 319.755 unidades.

A Volkswagen, maior montadora européia e a quarta do mundo, vive um processo de reestruturação global que pode gerar milhares de cortes de empregos.

Na fábrica argentina da empresa em Pacheco, na província de Buenos Aires, a companhia fabrica os modelos Polo Classic e Caddy 2, além de motores. Em Córdoba a empresa produz caixas de câmbio.

Uma fonte da Volkswagen disse que a decisão de lançar um modelo na Argentina segue a melhora das condições macroeconômicas do país, que permitiu recuperação da indústria local após grave crise entre 2001 e 2002.

(Reportagem adicional de Christian Hetzner na Alemanha)

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES