UOL Carros

02/03/2006 - 16h22

Com menos dias, venda de carros em fevereiro cai ante janeiro

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de automóveis e comerciais leves em fevereiro caíram cerca de 3 por cento em relação a janeiro, afetadas por menos dias úteis no mês passado, de acordo com dados obtidos pela Reuters junto a representantes do setor nesta quinta-feira.

Na comparação com fevereiro de 2005, contudo, a comercialização de carros avançou quase 13 por cento.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em fevereiro foram licenciados cerca de 121,7 mil automóveis e comerciais leves novos, contra 125,7 mil unidades em janeiro, que teve quase uma semana a mais de vendas. Em fevereiro do ano passado foram licenciados 107,8 mil carros e comerciais leves.

Os números são preliminares e podem ter pequenas variações em relação aos que serão apresentados no dia 6 pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A entidade divulga os dados de toda a indústria automotiva, com ônibus, caminhões e máquinas agrícolas, além dos dados de exportações do setor.

A Fiat vendeu em fevereiro cerca de 30,3 mil automóveis e comerciais leves, ficando na liderança do mês com participação no mercado de cerca de 25 por cento. Volkswagen aparece em seguida, com 27,6 mil unidades comercializadas e 22,8 por cento de participação.

General Motors ficou numa próxima terceira posição, com 27,1 mil veículos licenciados e 22,3 por cento do mercado. Ford encerrou o mês passado com vendas de 14,5 mil unidades e 12 por cento de participação.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES