UOL Carros

22/02/2006 - 18h57

Redução da mistura do álcool na gasolina começa em 1º de março

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura anunciou nesta quarta-feira que a redução de 25 por cento para 20 por cento da mistura do álcool anidro na gasolina tipo C entra em vigor na próxima semana, em 1o. de março, de acordo com nota oficial divulgada nesta tarde.

"O Diário Oficial da União publica amanhã (23/02) a Resolução número 35, assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, presidente do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA), aprovando a fixação em 20 por cento, a partir do dia primeiro de março, do percentual obrigatório de adição de álcool anidro combustível à gasolina", informou o comunicado.

Com a redução da mistura, o ministério quer aumentar a oferta e reduzir a pressão sobre os preços do combustível, que na semana passada ficaram acima de 1,05 real por litro, valor acordado com usineiros em janeiro, quando as cotações começaram a preocupar o governo.

De acordo com o governo, a medida fará o consumo de álcool cair para 400 milhões de litros por mês no país, ante 500 milhões de litros registrados atualmente.

"Ou seja, haverá uma economia de aproximadamente 100 milhões de litros mês no consumo de álcool anidro no país."

A resolução deve ser válida por prazo indeterminado, segundo informou na terça-feira o ministério, quando a medida foi anunciada.

O comunicado desta quarta-feira não menciona a validade da medida, anunciada depois que os produtores informaram ao governo sobre a impossibilidade de cumprir o acordo nesse período de entressafra, que ainda deve se prolongar durante o mês de março.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES