UOL Carros

30/11/2005 - 11h17

Ford pode vender fábrica histórica do Jaguar na Inglaterra

FRANKFURT (Reuters) - A Ford está avaliando a venda da histórica fábrica Browns Lane, próxima de Coventry, na Inglaterra central, conhecida por ser a casa da marca Jaguar desde 1928.

"A possível venda da Browns Lane é uma opção entre várias que estão sendo estudadas no momento", disse o porta-voz Don Hume, confirmando reportagem do Wall Street Journal.

Porém, ele não confirmou informação publicada no jornal de que a Ford, terceira maior montadora do mundo, pretende cortar a produção da Jaguar entre 6 e 7 por cento em 2006 por conta da redução da demanda.

"É cedo para comentar estimativas de produção para 2006, já que ainda estamos finalizando nosso planejamento", disse Hume.

Sob a pressão de restringir as constantes perdas da Jaguar, no ano passado a Ford cortou 1.150 empregados da unidade na Inglaterra e reduziu a produção da fábrica de Browns Lane, transferindo boa parte para outra planta, próxima de Birmingham.

Os trabalhadores de Browns Lane agora fazem o acabamento de madeira do interior do Jaguar ou têm empregos admnistrativos. Nenhum carro é fabricado no local.

Uma fonte à par da situação disse que vários interessados, inclusive outra fabricante de automóveis, procuraram a Jaguar para comprar a planta, mas nenhuma decisão havia sido tomada. Executivos da empresa, no entanto, informaram os empregados sobre algumas conversas na semana passada.

A Ford teve prejuízo de 284 milhões de dólares no terceiro trimestre e suas operações na América do Norte amargaram perda de mais de 1,4 bilhão de dólares antes de impostos no acumulado do ano. A empresa prometeu revelar no início de 2006 uma grande restruturação na América do Norte.

A Ford comprou a Jaguar em 1989 por 1,6 bilhão de libras (2,76 bilhões de dólares), mas tem tido dificuldade de fazer dinheiro com a marca. Em setembro, a montadora desistiu da previsão de que a Jaguar chegaria ao equilíbrio financeiro em 2007.

A Jaguar é uma das marcas luxuosas da Europa que integram o Premier Automotive Group da Ford, que também inclui Volvo, Land Rover a Aston Martin.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES