UOL Carros

07/11/2005 - 08h40

Fiat e Ford assinam acordo para produção de carros pequenos

MILÃO (Reuters) - A Fiat e a Ford Motor assinaram um acordo para desenvolverem uma nova plataforma de carros pequenos na Europa, anunciaram as duas montadoras na segunda-feira.

"Os dois veículos planejados, o novo Fiat 500 e um substituto para o atual Ford Ka na Europa, terão um papel significativo na linha de produtos europeus de cada companhia", divulgaram as empresas em comunicado conjunto.

A plataforma do Fiat Panda será a base de desenvolvimento dos novos carros, que serão produzidos na fábrica da Fiat em Tychy, Polônia, onde os custos são menores.

Os novos produtos devem chegar ao mercado entre 2007 e 2008, com um volume anual de 240 mil unidades dividido de maneira igual.

A Fiat tem afirmado há tempos que deseja trabalhar com outras montadoras sobre projetos específicos para reduzir riscos e custos, parte de um plano para voltar à lucratividade após prejuízo recorde em 2002.

A Fiat já mantém uma joint-venture com a francesa PSA Peugeot Citroen para a produção de vans e as duas companhias têm um acordo para a fabricação de veículos na Turquia com a montadora Tofas .

A montadora italiana também co-desenvolveu um veículo utilitário esportivo com a Suzuki e negocia com a gigante indiana Tata Motors.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES