UOL Carros

26/10/2005 - 10h05

Fiat supera previsões com prejuízo menor da unidade de carros

MILÃO (Reuters) - O grupo Fiat divulgou nesta quarta-feira prejuízo muito menor de sua unidade automotiva no terceiro trimestre, superando expectativas de analistas e ajudando o conglomerado industrial italiano a registrar lucro.

A Fiat Auto, que está tentando se recuperar de resultados negativos recordes, divulgou prejuízo de 85 milhões de euros, contra perda de 282 milhões de euros no ano anterior e previsão prejuízo de 141 milhões de euros feita pelo mercado.

"Os resultados são muito bons, melhor do que o esperado", afirmou um operador. Às 9h50 (horário de Brasília) as ações da Fiat operavam em alta de 1,28 por cento.

A montadora de veículos voltou a registrar lucro comercial, 232 milhões de euros, em termos de grupo contra prejuízo de 30 milhões de euros no ano passado. Em sondagem realizada pela Reuters, 10 analistas esperavam em média ganho de 120 milhões de euros para o grupo.

O grupo Fiat divulgou lucro líquido de 800 milhões de euros no trimestre, impulsionado por ganhos extraordinários gerados pela venda de participação na Italenergia e a conversão de empréstimo em capital. Seis analistas consultados pela Reuters estimaram resultado positivo de 1,105 bilhão de euros para o grupo.

A Fiat afirmou que está a caminho de alcançar suas metas para 2005. O presidente-executivo da empresa, Sergio Marchionne, pretende tirar a montadora da pior crise de sua história por meio de corte de custos, alianças com outras fabricantes e lançamento de novos modelos.

As vendas da Fiat Auto no trimestre passado subiram 0,6 por cento, para 4,341 bilhões de euros, abaixo das expectativas de faturamento de 4,495 bilhões de euros, mas analistas afirmaram que os cortes de custos compensaram a pequena alta das vendas.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES