UOL Carros

19/10/2005 - 09h36

Britânica vai testar carro de F1 da Minardi

LONDRES (Reuters) - A britânica Katherine Legge vai fazer testes para a Minardi na Itália no final do próximo mês, depois de vencer corridas na categoria Toyota Atlantic, dos Estados Unidos, anunciou a equipe de Fórmula 1 nesta quarta-feira.

Legge, de 25 anos, será a primeira mulher a testar um carro de Fórmula 1 desde que norte-americana Sarah Fisher fez algumas voltas de demonstração pela McLaren, em Indianápolis, em 2002.

"Estou animada por ter a oportunidade de pilotar a Minardi", disse Legge, que dirige monopostos desde 2000 e que ganhou três corridas na categoria norte-americana neste ano, e terminou em terceiro no campeonato.

"Pilotar um carro de Fórmula 1 era um sonho e uma ambição desde que eu era uma menina pequena."

A Minardi mudará de donos no dia 1 de novembro. A empresa austríaca de bebidas energéticas Red Bull vai mudar o nome da equipe para Squadra Toro Rosso, depois de comprá-la do australiano Paul Stoddart.

Um porta-voz da equipe disse que o teste do final de novembro é parte de um acordo pré-existente entre e Kevin Kalkhoven, um dos donos da ChampCar e da Cosworth, feito durante o Grande Prêmio da Bélgica do mês passado. A Minardi usa motores Cosworth.

"Estamos vendo o progresso de Katherine faz algum tempo e, com seus desempenhos fora de série no campeonato Toyota Atlantic nesta temporada, sentimos que ela merece claramente uma chance de experimentar um carro de Fórmula 1."

"Sempre dissemos que ela é talentosa o suficiente, que parece capaz de lidar com o desempenho de um carro de F1, e não hesitamos em dar uma oportunidade de mostrar o que pode fazer."

A última mulher que tentou competir na F1 foi a italiana Giovanna Amati, em 1992. Ela não conseguiu se classificar pela Brabham e foi substituída pelo britânico Damon Hill.

A Minardi terá três carros PS05 no circuito de Vallelunga, ao norte de Roma, na quarta semana de novembro. O piloto israelense Chanoch Nissany também deverá participar dos testes.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES