UOL Carros

17/10/2005 - 11h29

GM tem prejuízo trimestral de US$1,6 bilhão

DETROIT (Reuters) - A General Motors divulgou nesta segunda-feira forte prejuízo trimestral, com os altos preços da gasolina derrubando as vendas dos veículos utilitários esportivos de grande porte e pela elevação dos custos desde matérias-primas até os gastos com planos de saúde dos empregados.

A maior montadora de carros do mundo --que perdeu mais de 1,4 bilhão de dólares nos primeiros seis meses de 2005 em meio ao aprofundamento de sua crise-- registrou prejuízo de 1,6 bilhão de dólares no terceiro trimestre.

Excluindo itens especiais, a perda trimestral total da GM somou 1,92 dólar por ação. Nessa base, analistas consultados pela Reuters previam, em média, perda de 0,81 dólar por ação.

A pressão está aumentando na GM, com sua principal fornecedora de autopeças sob proteção judicial, suas ações em queda e as vendas de modelos utilitários estagnadas.

As ações da GM exibem queda de 30 por cento no acumulado de 2005, contra recuo de 2 por cento no índice S&P 500 e desvalorização de 4,6 por cento no Dow Jones .

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES