Por Jane Barett
FRANKFURT (Reuters) - A montadora de automóveis Fiat espera fechar uma aliança com a Ford Motor até o final de outubro, disse o presidente executivo da companhia italiana, Sergio Marchionne, nesta quarta-feira, acrescentando que investimentos deverão ser divididos igualmente entre as duas companhias.
A Ford e a Fiat haviam declarado no começo deste mês que concordaram em trabalhar juntas no desenvolvimento de dois veículos pequenos para o mercado Europeu.
"Espero que as discussões terminem até o final de outubro", afirmou Marchionne à Reuters no salão do automóvel de Frankfurt.
"Os investimentos provavelmente serão divididos precisamente ao meio. Este é um reconhecimento de que a Fiat pode ser uma parceiro viável."
Ele preferiu não comentar sobre o valor total que será investido.
Marchionne acrescentou que a Fiat estava procurando outros parceiros, mas negou notícias de que a empresa estaria negociando aliança para o Fiat Stilo.
"Estou sempre procurando novas alianças. Se você souber de alguém que quiser uma, estou disponível 24 horas por dia, sete dias por semana", ele disse. "No entanto, o novo Stilo entra em produção em outubro de 2006, então não há tempo de encontrar um parceiro."
Matérias divulgadas pela imprensa anunciaram que a Fiat, emergindo da pior crise de sua história, pode lançar uma parceria antes do final do ano. O Standard & Poor's declarou nesta semana que uma aliança teria impacto positivo na classificação dos papéis da montadora. Porém, Marchionne preferiu não especificar detalhes do assunto.
"Acredito que precisamos usar o mercado de capitais para financiar nossa estrutura e iremos retornar ao mercado em algum momento --no curto, médio ou longo prazo", afirmou.
Os papéis da Fiat operavam em alta de 1,2 dólares nesta quarta-feira, depois de terem alcançado 7,86 euros, o maior nível em dois anos e meio, com os investidores apostando na recuperação da montadora.