UOL Carros

14/09/2005 - 10h02

Presidente da Fiat vê parceria com a Ford fechada até outubro

Por Jane Barett

FRANKFURT (Reuters) - A montadora de automóveis Fiat espera fechar uma aliança com a Ford Motor até o final de outubro, disse o presidente executivo da companhia italiana, Sergio Marchionne, nesta quarta-feira, acrescentando que investimentos deverão ser divididos igualmente entre as duas companhias.

A Ford e a Fiat haviam declarado no começo deste mês que concordaram em trabalhar juntas no desenvolvimento de dois veículos pequenos para o mercado Europeu.

"Espero que as discussões terminem até o final de outubro", afirmou Marchionne à Reuters no salão do automóvel de Frankfurt.

"Os investimentos provavelmente serão divididos precisamente ao meio. Este é um reconhecimento de que a Fiat pode ser uma parceiro viável."

Ele preferiu não comentar sobre o valor total que será investido.

Marchionne acrescentou que a Fiat estava procurando outros parceiros, mas negou notícias de que a empresa estaria negociando aliança para o Fiat Stilo.

"Estou sempre procurando novas alianças. Se você souber de alguém que quiser uma, estou disponível 24 horas por dia, sete dias por semana", ele disse. "No entanto, o novo Stilo entra em produção em outubro de 2006, então não há tempo de encontrar um parceiro."

Matérias divulgadas pela imprensa anunciaram que a Fiat, emergindo da pior crise de sua história, pode lançar uma parceria antes do final do ano. O Standard & Poor's declarou nesta semana que uma aliança teria impacto positivo na classificação dos papéis da montadora. Porém, Marchionne preferiu não especificar detalhes do assunto.

"Acredito que precisamos usar o mercado de capitais para financiar nossa estrutura e iremos retornar ao mercado em algum momento --no curto, médio ou longo prazo", afirmou.

Os papéis da Fiat operavam em alta de 1,2 dólares nesta quarta-feira, depois de terem alcançado 7,86 euros, o maior nível em dois anos e meio, com os investidores apostando na recuperação da montadora.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES