UOL Carros

08/09/2005 - 10h23

Ford e Fiat planejam parceria para fabricação de carros pequenos

FRAKFURT (Reuters) - A italiana Fiat e a montadora de automóveis norte-americana Ford Motor estão em negociação avançada de cooperação para o desenvolvimento de um carro pequeno, disse à Reuters uma pessoa próxima ao assunto nesta quinta-feira, confirmando notícia anterior.

O jornal alemão Handelsblatt citou fonte familiarizadas às negociações afirmando que as duas companhias estavam discutindo a questão, com uma fonte dizendo: "As conversas já estão bem adiantadas".

A Fiat e a Ford preferiram não comentar o caso.

Há muito tempo a Fiat afirma que quer trabalhar com outras montadoras em projetos específicos para reduzir riscos e economizar em custos de desenvolvimento, como parte de seus planos para retornar a registrar lucro frente ao prejuízo recorde de 2002.

A fabricante de carros de 106 anos argumentou que não era capaz de firmar acordos competitivos enquanto estava ligada à parceria com a GM . Este acordo foi dissolvido em fevereiro.

Na terça-feira, o presidente executivo da Fiat, Sergio Marchionne, disse que esperava assinar nova parceria até o final do ano, destacando que a nova empresa aliada não seria asiática e que o acordo não incluiria troca financeira de ações. Mas não identificou o parceiro.

A Fiat já possui joint venture com a francesa PSA Peugeot Citroen para a fabricação de vans e juntas as duas companhias têm parceria para o desenvolvimento de veículos na Turquia com a Tofas .

A parceria da Fiat com a Ford para a fabricação de carros pequenos pode fazer sentido. Carros desse tipo geram margens muito restritas, assim, qualquer economia em custos de desenvolvimento dos mesmos pode ajudar a impulsionar os lucros.

A Ford da Europa está explorando opções para um sucessor de seu mais velho e menor modelo, o Ka, enquanto a Fiat planeja trazer seu modelo Cinquecento de volta ao mercado em 2007.

(Por Michael Shields)

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES