UOL Carros

06/06/2005 - 12h02

Pela primeira vez, carro bicombustível lidera vendas no Brasil

SÃO PAULO (Reuters) - A participação dos carros bicombustíveis, movidos a álcool e/ou a gasolina, nas vendas totais de veículos novos no Brasil ultrapassou em maio, pela primeira vez, a das unidades movidas exclusivamente a gasolina, informou nesta segunda-feira a Anfavea, entidade que representa as montadoras.

As vendas dos chamados flexíveis alcançou 49,5 por cento do total de vendas de automóvies de passeio e de veículos comerciais leves em maio, com 67,5 mil unidades. Em abril, a participação havia sido de 40,4 por cento e em maio do ano passado, de apenas 19,8 por cento to total.

As vendas de carros movidos somente a gasolina alcançaram uma participação no total de 43,3 por cento em maio, ante 52,6 por cento em abril e 72,7 por cento em maio do ano passado, com consumidores preferindo os veículos que lhes dão a opção de abastecimento com álcool, que custa cerca de metade do preço da gasolina.

Veículos abastecidos somente a álcool e outros movidos a diesel completam, com participações pequenas, as vendas do setor.

As vendas de carros bicombustíveis em maio ficaram 22,6 por cento acima do número registrado em abril, de 55,1 mil unidades, e 196 por cento acima do resultado de maio do ano passado, de 22,8 mil unidades.

O crescimento da participação dos veículos com motores flexíveis tem elevado a demanda por álcool combustível no mercado interno brasileiro, criando uma demanda adicional para as usinas.

(Por Marcelo Mota)

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES