UOL Carros

27/10/2009 - 12h39

Volkswagen admite erro em óleo de fábrica nos motores 1.0

CLAUDIO DE SOUZA
Enviado especial a Brasília (DF)*
Atualizada às 23h08

A Volkswagen admitiu nesta terça-feira (27) que os motores 1.0 do tipo VHT, implementados na gama da marca em março de 2008, podem apresentar problemas em seus componentes, confirmando reclamações de proprietários que acusaram ruídos estranhos durante o funcionamento de unidades de Gol, Voyage e Fox. De acordo com a fabricante, trata-se de um problema na lubrificação do bloco. No entanto, não será feito recall.

  • Murilo Góes/UOL

    Na foto, motor VHT utilizado em modelos da VW

A Volks explicou que, ao lançar os motores VHT, com mais torque que a linha anterior, decidiu alterar as especificações do óleo usado no primeiro abastecimento, que é feito ainda na linha de produção. A intenção era melhorar o rendimento, mas -- sempre de acordo com a Volks -- em alguns casos pode ocorrer déficit na lubrificação de componentes do motor, causado pelo álcool usado como combustível. A fabricante não divulgou, entretanto, o nome do óleo, nem do fornecedor, e disse que voltará a usar o óleo anterior.

Os donos de carros que suspeitem ser vítimas desse defeito devem procurar as concessionárias da Volks, onde serão feitos os reparos necessários, sem custo. Não haverá recall, diz a Volks, porque o defeito não oferece risco à segurança do usuário.

O principal sintoma são os ruídos anômalos já percebidos por alguns proprietários. A estimativa é de que um em cada mil blocos VHT 1.0 possa apresentar o problema. As trocas do óleo de rodagem -- aquela que é feita nas revisões ou pelo próprio cliente, num posto de abastecimento -- devem ser realizadas normalmente, seguindo as especificações contidas no manual do carro.

A Volks se comprometeu a estender a garantia de câmbio e motor dos carros afetados a quatro anos, contra os três originais. Também segundo a fabricante, os blocos 1.6 da gama VHT, que equipam versões de Gol, Voyage, Fox, além de Polo e Golf, não registraram nenhuma reclamação até o momento.

Considerando apenas as linhas Gol, Voyage e Fox, a Volkswagen comercializou um total de 792.076 unidades entre 2008 e 2009 (dados da Fenabrave até setembro/09).

O último recall convocado pela Volks foi o dos modelos importados Eos e Passat CC, para correção de problema no programa de gerenciamento do sistema de transmissão de dupla embreagem (DSG) de 61 carros. Neste caso, o agendamento de inspeção deve ser feito pelo fone 0800 019 8866.

*Viagem a convite da Volkswagen do Brasil

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES

    Atualizada às 23h08 %>