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04/05/2009 - 12h49

Audi Q5 tem lançamento no Brasil no próximo dia 27

Da Auto Press
Embora sejam fartos em opções, os segmentos de alto luxo no Brasil não se destacam pelo volume de vendas. Para rentabilizar suas concessionárias, a saída encontrada pelos principais importadores é estar presente em todos os nichos, por mais restritos que sejam. É o que a Audi pretende com o novo utilitário médio Q5, fabricado na cidade alemã de Ingolstadt -- onde fica a sede da Audi -- e com lançamento nacional agendado para 27 de maio.

  • Carlos González Arizmendi/Autocosmos (México)

    O Audi Q5 mistura elementos do Q7 com os carros de passeio da marca alemã

No Brasil, o Q5 -- que tem características de crossover -- virá com duas opções de motor já conhecidas na marca. O propulsor menor é o 2.0 TFSI, com quatro válvulas por cilindro, injeção direta e turbo, capaz de gerar 211 cv de potência entre 4.300 e 6.000 rpm e 35,6 kgfm de torque na faixa de 1.500 a 4.200 giros. Esse motor virá acoplado ao câmbio S Tronic com dupla embreagem e sete marchas, com opção de trocas no volante. De acordo com a Audi, o 2.0 TFSI acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e alcança 222 km/h de máxima.

O Q5 mais potente vai chegar com o motor V6 3.2 FSI, que gera expressivos 265 cv a 6.500 rpm e 33,6 kgfm entre 3.000 e 5.000 giros, um torque menor que o liberado pelo motor 2.0 TFSI. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas sequenciais no volante. Tudo para levá-lo de zero a 100 km/h em 6,9 s e à velocidade máxima de 234 km/h.

ÁLBUM DE FOTOS
Carlos González Arizmendi/Autocosmos - México
MAIS IMAGENS DO Q5
Para despejar a potência, ambos Q5 contam com tração integral quattro com diferencial autoblocante, capaz de repartir a força na proporção de 40% para o eixo dianteiro e 60% para o traseiro. Uma relação que pode subir a 65% para a dianteira e até 85% para a traseira -- o que promete alguma agilidade no fora-de-estrada.

VISUAL HÍBRIDO
O estilo mescla características do crossover Q7 e dos modelos de passeio da marca. Estão presentes elementos inequívocos, como a ampla grade frontal em moldura única e os faróis com LEDs e luzes diurnas. As laterais são marcadas por vincos que começam junto aos faróis, se tornam mais sutis na altura das portas dianteiras e voltam rebuscados na parte traseira, onde se ligam às lanternas.

A diminuta área envidraçada, combinada à linha de cintura ascendente, faz o modelo parecer menor do que é. O Q5 mede 4,63 metros de comprimento, com 1,88 m de largura e apenas 1,65 m de altura. O ar esportivo é reforçado pelas rodas aro 17 com pneus 235/65 de série, que podem dar lugar a conjuntos maiores.

O entre-eixos é amplo, com 2,80 m, o que garante espaço para cinco pessoas. Os ocupantes traseiros contam com banco ajustável em altura em até 10 cm. O porta-malas comporta fartos 540 litros de bagagem, espaço que pode ser aumentado para 1.560 litros com o rebatimento dos encostos traseiros.

O alumínio é utilizado extensivamente no capô, na tampa traseira e no conjunto de suspensões independentes. O modelo pode receber um sistema de ajuste dinâmico semelhante ao que equipa o sedã médio A4. O dispositivo permite a regulagem integrada do amortecimento, da relação de direção e da resposta do motor.

PACOTES E EQUIPAMENTOS
O Q5 também pode receber dois pacotes de estilo. O pack off-road exibe proteções na parte inferior da carroceria na frente, na traseira e molduras nas cavas das rodas aro 19. Já o kit esportivo S line se destaca pelas grandes entradas de ar no para-choque dianteiro, grade em forma de colmeia e vistosas rodas aro 20 com raios duplos.

Entre os equipamentos, o Q5 traz ar-condicionado digital com duas zonas de ajuste, som com oito alto falantes, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento e teto solar duplo. Além de opcionais como controle de cruzeiro adaptativo e som da renomada empresa dinamarquesa Bang & Olufsen. A segurança é reforçada por airbags frontais, laterais e do tipo cortina, freios ABS e controles eletrônicos de tração e de estabilidade.

O novo Audi vai encontrar por aqui concorrentes que partem dos R$ 138.500 do Volvo XC60 Comfort, passam pelos R$ 225 mil do Mercedes-Benz GLK 280 e atingem os R$ 269 mil do BMW X3 3.0 Sport. O Q5, que acaba de ser apresentado no mercado mexicano (onde foram feitas as fotografias dessa reportagem), ainda não teve preços definidos no Brasil. Mas a configuração 2.0 TFSI deve chegar em torno de R$ 170 mil.

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