UOL Carros
 
17/03/2009 - 11h41

Isenção de IPI para veículos novos com motor de até 4,0 litros está em análise

Da InfoMoney
Veículos novos com motor de até 4,0 litros poderão ficar isentos de IPI, desde que sejam utilizados em atividades turísticas. Essa é a proposta do Projeto de Lei do Senado 359/08, de autoria do senador Osmar Dias (PDT-PR). A isenção do imposto sobre veículos novos está prevista em Lei para pessoas com deficiência e taxistas.

A proposta está em análise na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e deve seguir para a Comissão de Assuntos Econômicos.

CARROS NOVOS
Dia 31 de março acaba o prazo para que carros novos tenham redução da alíquota do IPI e, até agora, o governo não sinalizou que a medida será estendida. A medida está em vigência desde dezembro do ano passado e foi anunciada com a finalidade de conter os efeitos da crise na indústria automobilística.

No início do mês, os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e da Fazenda, Guido Mantega, se pronunciaram afirmando apenas que o prazo para a isenção termina no final deste mês, sem anunciar, no entanto, se o benefício será ampliado.

Apesar disso, Miguel Jorge afirmou que existe a possibilidade do governo estudar a prorrogação. O presidente Lula evitou falar sobre o assunto, para evitar especulação. "Esse é o tipo de decisão que a gente não pode brincar. Se eu anuncio que eu não vou prorrogar, eu faço uma corrida as carros. Se eu falo que vou prorrogar, eu faço uma parada aos carros", afirmou no início do mês, de acordo com a Agência Brasil.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES