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02/03/2009 - 12h41

Vectra GT muda de cara, vira Remix e começa em R$ 56.034

Da Redação
Atualizada às 12h28 de 3/3

O Chevrolet Vectra GT/GT-X, versão de carroceria hatch do sedã, também mudou. Se o três-volumes agora tem o apelido Next Edition, o dois-volumes virou Remix. Ganhou a dianteira alinhada ao padrão global da marca, com barra transversal na cor do carro e gravatinha "flutuando", e o conjunto óptico que o deixa quase idêntico aos Astra europeu e norte-americano.


O Vectra GT-X Remix é oferecido com a cor azul Arian, original da Opel

O motor Flexpower 2.0 de oito válvulas também passou a ter mais potência e eficiência, segundo a General Motors. Assim, ele entrega 140 cavalos a 6.600 rpm e torque de 19,7 kgfm a 2.600 rpm (alimentado com álcool), mas dentro dos novos limites de emissões poluentes que passaram a vigorar este ano.

ÁLBUM DE FOTOS
Divulgação
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A GM divulgou os preços do modelo nesta terça (3), durante apresentação do veículo em sua unidade de São Caetano do Sul (SP). Confira os valores para Sul e Sudeste:

  • Vectra GT - R$ 56.034; R$ 57.923 com ABS/EBD e sensor de chuva; R$ 61.700 com transmissão automática e cruise control.

  • Vectra GT-X - R$ 64.134 com couro, antena shark, computador de bordo, retrovisores rebatíveis, soleira de alúminio, rodas de 17 polegadas; R$ 67.912 com transmissão automática.

    Para Norte e Nordeste, o frete é de R$ 640.

    Todos os Vectra GT vêm com roda 16" de série, e todos os GT-X com uma polegada a mais. O GT-X possui de série os sistemas ABS e EBD nos freios. Pintura metálica ou perolizada acrescenta R$ 819. O aparelho de GPS, que era de série, não é mais.

    NÚMEROS
    Em termos de performance, ainda segue difícil classificar esse carro como esportivo (a sigla GT geralmente designa carros mais velozes). Pelos dados do fabricante, o GT manual atinge a velocidade máxima de 190 km/h com álcool, e 187 km/h com gasolina; o 0 a 100 km/h é cumprido em 10,2 segundos com álcool, e 10,5 segundos com gasolina. Quanto ao consumo, outra vez o que se tem são as informações oficiais: o GT com transmissão manual faz 12,3 km/l com gasolina e 8,7 km/l com álcool, na média urbana/rodoviária. Já o automático faz 11,8 km/l com gasolina e 8 km/l com álcool. Esses resultados são médias obtidas em laboratório, e a condução na vida real pode chegar a outros números.

    O vice-presidente da GM no Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, posiciona o Vectra GT/GT-X Remix no sub-segmento de hatches compactos premium, o que dá um nó na catalogação feita pela Fenabrave, que o considera um hatch médio. Na apresentação desta terça, os rivais citados pela GM foram Volkswagen Golf, Fiat Stilo, Audi A3 (sim, ele mesmo), Peugeot 307, Citroën C4 VTR, Nissan Tiida e Ford Focus.

    De qualquer modo, o Vectra GT não tem sido um bom vendedor: fica apenas em sétimo lugar entre os médios, mesma posição que ocuparia se medido contra os compactos (os dados são de janeiro, quando o GT emplacou 686 unidades). A expectativa é que a partir de agora venda 13 mil unidades/ano, 70% delas do GT, e 30% do GT-X.

    O "novo" Vectra GT é fruto de pesquisas de opinião junto a consumidores, que deram as diretrizes da remixagem do hatch. "A partir delas, vimos a necessidade de equipar o Vectra GT/GT-X Remix com faróis com máscara negra e lâmpadas Blue Vision, e um belo painel de instrumentos esportivo", diz Marcos Munhoz, diretor de marketing e vendas da GM do Brasil. O interior ganhou mais funcionalidade, com novos porta-coisas; entre os instrumentos, há uma luz-espia a mais -- é um alerta luminoso, em forma de um motor, para quando o veículo ultrapassar o limite de emissões estabelecido pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

    Por fora, como se vê nas fotos, a novidade é uma cor azul desenvolvida pela OPC, divisão de performance da Opel, subsidiária da GM na Alemanha. Chama-se Arian, e é perolizada. Vale lembrar que quando o Vectra GT foi lançado, ele surgiu numa cor de abóbora escura e metálica, a qual jamais ganhou as ruas para valer. No entanto, a marca diz que o azul Arian estará mesmo disponível nas lojas, mas exclusivamente para o GT-X.

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