UOL Carros
 
17/02/2009 - 14h58

Na 1ª metade de fevereiro, vendas sobem e Volks lidera em automóveis

Da Redação, com Reuters
As vendas de automóveis e comerciais leves novos na primeira quinzena de fevereiro subiram 15,56% na comparação com a primeira metade de janeiro e 7,4% sobre igual período do ano passado, informou nesta terça-feira (17) a Fenabrave (federação dos revendedores).


Foto: Eugênio Augusto Brito/UOL
Volkswagen Voyage crava 2º lugar entre sedãs pequenos e bomba a Volks

A Volkswagen liderou em participação de mercado no segmento de automóveis, com 27,35%, enquanto a Fiat, foi líder em comerciais leves, com fatia de 22,26%. A primeira detém o carro mais vendido do Brasil, o Gol; a segunda, a picape pequena campeã de emplacamentos, a Strada.

  • Veja o relatório completo da Fenabrave

    Segundo a Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves no período somaram 109,26 mil unidades, ante 94,55 mil unidades na primeira quinzena de janeiro e 101,7 mil unidades nas primeiras duas semanas de fevereiro de 2008. O segmento de ônibus e caminhões teve uma performance mais significativa na comparação com janeiro, crescendo 30%, para 4,9 mil unidades. Em relação a primeira quinzena de fevereiro do ano passado, porém, houve retração de 10,35%.

    As vendas de motocicletas apresentaram retração em ambos os períodos, 3,4% e 16,35%, respectivamente, para 64,95 mil unidades.

    MODELOS EM DISPUTA
    Enquanto o Volkswagen Gol tem liderança tranquila e boa margem (de quase 100%) sobre o vice-líder, o Fiat Palio, outras movimentações nos dados dos mais vendidos na 1ª quinzena de fevereiro chamam a atenção. O sedã médio Volkswagen Bora, por exemplo, que vinha mantendo o terceiro lugar no segmento, despencou para o nono lugar.

    No mesmo segmento, o Honda Civic mantém uma dianteira de apenas 74 carros sobre o Toyota Corolla. Surpresa absoluta, o Nissan Sentra passou Citroën C4 Pallas, Fiat Linea e até o Chevrolet Vectra, e ocupou a quarta colocação entre os carros com essa carroceria.

    Entre os sedãs pequenos, o Volkswagen Voyage aparece em segundo lugar, perdendo apenas para a soma das vendas do Classic e do Corsa Sedan, cujos emplacamentos são somados pela Fenabrave. O Fiat Siena ficou em terceiro.

    Veja também

    Carregando...
  • Fale com UOL Carros

    SALOES