UOL Carros
 
03/02/2009 - 14h19

Americano Chris Bangle deixa chefia de design da BMW

Da Redação, com agências internacionais
SUCESSO E POLÊMICA
Murilo Góes/UOL
Acima e abaixo, dois sucessos de Bangle: o luxuoso Série 7 e o jovial Série 1
Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias
Divulgação
A assinatura de Bangle também esteve ligada a projetos polêmicos, como o do Série 6 e o extravagante X6 (abaixo)
Murilo Góes/UOL
NOVO Z4 TAMBÉM É DE CHRIS BANGLE
O americano Christopher Bangle não é mais chefe de design do grupo BMW, anunciou nesta terça-feira (3) a fabricante alemã. A saída do projetista-chefe responsável pela renovação visual da marca nos últimos 17 anos, também significa seu desligamento do universo automotivo como um todo, e foi divulgada pelo boletim "Automotive News".

O novo responsável pelos projetos da montadora alemã será o holandês Adrian van Hooydonk, que fazia parte da equipe de Bangle e, atualmente, está à frente do projeto do "sedã de atividade progressiva" (Progressive Activity Sedan), cujo vídeo explicativo pode ser assistido aqui em UOL Carros.

Tendo passado pela Opel alemã e pela Fiat, Bangle chegou à BMW em 1992 e foi o responsável pela reformulação da linha BMW nos últimos anos. Assim, ao mesmo tempo em que alguns de seus projetos suscitaram polêmica, a apresentação dos novos modelos das Séries 3, 5 e -- principalmente -- do novo Série 7 fizeram da BMW a marca premium número um em vendas, superando a rival Mercedes-Benz em 2006.

Também foram feitos sob supervisão de Bangle os modelos de roadster Z3 e dos utilitários X3 e X5, bem como do chamado "crossover-cupê" X6. Sob a batuta de Bangle, estiveram ainda a renovação de visual das marcas Mini
O último modelo lançado pela BMW com a assinatura "Chris Bangle" foi o atualizado Z4, cupê-conversível de capota rígida e estilo ousado mostrado no Salão de Detroit, em janeiro.

De acordo com a BMW, Bangle "busca novos desafios, como o desenvolvimento de um design único relacionado com algo além do universo automotivo", mas sua saída não deve significar uma imediata mudança no visual dos modelos da marca, uma vez que Van Hooydonk seguirá o rumo apontado por seu antigo chefe.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES