UOL Carros
 
15/12/2008 - 18h42

Gasolina cai, Prius vende menos, e Toyota suspende uso de nova fábrica

Da Redação, com agências internacionais
Com a crise financeira, mas não apenas ela, abalando suas vendas no mercado-norte americano, a Toyota anunciou nesta segunda-feira (15) que vai suspender o projeto de fabricar o carro híbrido Prius em sua nova fábrica em Tupelo (cidade-natal de Elvis Presley), no Estado do Mississipi, divulgaram agências internacionais de notícias.

A decisão foi tomada pela diretoria do grupo, no Japão, em virtude da queda de 32% nas vendas da Toyota no mercado norte-americano em novembro, afirmou o boletim Automotive News. Até o final desse ano, a montadora deve entregar 1,47 milhão de veículos nos EUA, número 20% abaixo de sua capacidade de produção.

O Prius atual, por sua vez, também enfrenta um período de baixa nas vendas, mas não por conseqüência direta da crise econômica: se vendeu 16.737 unidades em novembro de 2007, fechou o mesmo mês em 2008 com apenas 8.660 unidades vendidas no país. A "culpa" é da diminuição do preço da gasolina nos EUA, após ter alcançado picos de US$ 4 o galão.

Essa é a segunda vez que a Toyota modifica seus planos para a fábrica em Tupelo -- uma de suas mais recentes instalações e que custou US$ 1,3 bilhão. Em 2007, a montadora havia definido que no local não seria mais produzida uma nova geração do crossover Highlander.

De acordo com a versão online do "Wall Street Journal", a construção da estrutura física para a produção da nova geração do híbrido Prius deve ser terminada, mas a instalação dos equipamentos deve ficar para 2010. Com isso, não há previsão para o início da produção no local, embora o modelo que deve ser apresentado no Salão de Detroit possa ter sua produção iniciada em outras unidades.

TOYOTA NO BRASIL
O corte de investimentos da matriz da Toyota também deve atingir suas subsidiárias no Brasil, China e Índia, mas o impacto nesses países ainda não pode ser avaliado, uma vez que a informação não está confirmada (saiba mais aqui).

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES