UOL Carros
 
13/11/2008 - 20h43

Para instituições de crédito, incentivo para compra de carro usado teria de aumentar

Da redação
Bancos e financeiras deveriam aumentar a concessão de crédito para a venda também de veículo usados, e não apenas para incentivar a venda de carros novos, avalia a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), segundo informação da agência "Infomoney".

"Quem compra carro zero-quilômetro costuma dar o usado de entrada, e se não tem financiamento para o carro usado, as vendas do novo também ficam travadas", afirmou nesta quinta-feira, o presidente da Acrefi Adalberto Savioli.

Para Savioli, a escassez de financiamento tende a desvalorizar ainda mais o carro usado, o que faz com que consumidores se desinteressem pela compra ou queiram se desfazer antes do veículo, para evitar perda maior de dinheiro.

Para ele, o governo, o Banco Central e outras entidades monetárias têm sido proativos para não deixar que a economia sofra com a venda, e a concessão de crédito deve continuar crescendo, embora em um ritmo menor.

Segundo estimativa da Acrefi o crédito para financiamento de automóveis subiu 30% em 2008, em relação a 2007. A previsão é de que em 2009 o volume tenha um crescimento de 13% em relação a este ano.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES