UOL Carros
 
11/11/2008 - 13h22

Livro esmiúça e celebra o Chevrolet Opala

Da Redação
A editora Alaúde, que tem uma coleção de livros sobre automóveis (denominada História Sobre Rodas), acaba de lançar um volume que conta a história do Chevrolet Opala. A obra, "Opala, o Carro que Conquistou o Brasil", traz a assinatura de Paulo Cesar Sandler e Rogério de Simone. Custa R$ 59,90.


Opala SS, versão esportiva do carro da Chevrolet; livro tem 440 imagens

ÁLBUM DE FOTOS
Divulgação
MAIS IMAGENS DO OPALA
Um dos carros mais marcantes dos últimos 40 anos, o Opala foi produzido no Brasil entre 1968 e 1992. Nesse período, vendeu cerca de 1 milhão de unidades. O livro da Alaúde, com 272 páginas e 440 fotos e ilustrações, recoloca o foco sobre um modelo que, hoje em dia, ao menos nas grandes cidades, ou está bem-cuidado -- mas escondido -- nas garagens de entusiastas, ou caindo aos pedaços nas ruas da periferia.

O livro de Sandler e Simone tem como grande virtude, além da profusão de fotos, o fato de ser minucioso. Por exemplo, ao detalhar os equipamentos de série e os opcionais (então chamados de "opções") de quatro versões do Opala (Especial, De Luxo, Gran Luxo e SS), inclui uma reprodução do panfleto da concessionária. Também é cuidadoso ao colocar o veículo da Chevrolet em perspectiva com outros modelos do mercado nacional da época, como o Ford Maverick (tema de um livro anterior da Alaúde).

E conta histórias de bastidor interessantes, como a do surgimento do motor 250-S, um 4.1 de seis cilindros mais potente que o original, desenvolvido a pedido do então piloto Bob Sharp, hoje colunista do site parceiro Best Cars, que competia com carros mais fortes, como Dodge Dart, Ford Galaxie e Ford Maverick V8.


Fac-simile de páginas internas do novo livro sobre o Opala

Sandler e Simone são autores também de "DKW, A Grande História da Pequena Maravilha" e "Simca, A História Desde as Origens", ambos da mesma coleção da Alaúde. Estes, e o livro sobre o Opala, podem ser adquirido por meio do site da Alaúde.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES