UOL Carros
 
07/10/2008 - 19h19

Tata anuncia novo local para fábrica e promete entregar Nano no início de 2009

Da Redação, com agências internacionais
A montadora Tata Motors anunciou nesta terça-feira (7) ter assinado um acordo com o governo do Estado de Gujarat, no oeste da Índia, para construir a fábrica do supercompacto Nano na cidade de Ahmadabad. Segundo a companhia, a nova instalação custará o equivalente a R$ 960 milhões, terá capacidade para produzir 250 mil unidades por ano e entregará os primeiros carros no trimestre inicial de 2009. No futuro, o total de carros produzidos pode chegar a 500 mil carros e o de empregos gerados, a 10 mil.

O plano original da Tata era construir a fábrica na região de Bengala Ocidental e entregar as primeiras unidades do Nano ainda esta mês. Mas confrontos violentos com fazendeiros locais, insatisfeitos com a política de desapropriação imposta pelo governo para a área, se estenderam por mais de um mês e inviabilizaram a obra, levando a empresa a anunciar sua desistência do projeto na última semana.

De acordo com a agência "Automotive News", o presidente da montadora Ratan Tata está confiante na viabilidade da construção em nova localidade e afirmou "que o governo de Gujarat já tem o termo de posse do local e irá auxiliar a Tata a estabelecer a linha de produção no menor tempo possível e com aumento mínimo do custo do projeto".

Mesmo com este anúncio, a Tata também avalia a possibilidade de desmembrar a produção do Nano entre fábricas já existentes, nas regiões de Pune e Pantnagar.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES