UOL Carros
 
06/08/2008 - 20h30

Cupê Evora é o primeiro modelo da inglesa Lotus em 13 anos

Da Auto Press

NASCIDO COMO PROJETO EAGLE

A Lotus é uma daquelas marcas peculiarmente inglesas de esportivos. Desde 1996 sob o controle acionário da fabricante malaia de automóveis Proton, a empresa criada em 1952 pelo britânico Colin Chapman atualmente tem poucos modelos. Mas, de tempos em tempos, cria expectativas e lança carros com desenho e desempenho instigantes. O mais recente é o Evora. Derivada do projeto anteriormente batizado de Eagle, o cupê 2+2 foi mostrado no Salão de Londres, no final de julho, e deve começar a ser produzido no primeiro semestre do ano que vem. Primeiro modelo da montadora em 13 anos -- o lançamento anterior foi o Elise, em 1995 --, o cupê mantém a vocação esportiva e o estilo arrojado dos modelos Lotus. Emprestado da cidade de Évora -- na região do Alentejo, em Portugal --, o nome reforça a predileção da Lotus pela letra E, como nos esportivos Elan, Esprit, Elise, Exige e Europa.

Os desenhistas capricharam no visual. O Evora tem o típico aspecto de esportivo, com frente bicuda e traseira com caimento acentuado. Na dianteira, os faróis angulosos com extremidades pontiagudas estão posicionados bem acima dos pára-choques, como se fizessem parte do capô. A tampa do compartimento do motor, por sua vez, traz duas saliências e duas entradas de ar ao centro em forma de asa e na cor preta, reforçando a agressividade do carro.

Fotos: Divulgação

Frente bicuda, traseira acentuada, para-lámas encorpados, linha de cintura curvilínea, spoilers, bojos e protuberâncias dão ao Evora um aspecto vigoroso e esportivo


Os pára-lamas encorpados se sobressaem ao capô e dão uma aparência musculosa ao Evora. Nas laterais, chamam a atenção as vistosas rodas de liga leve aro 18 na frente e aro 19 atrás. As portas têm vincos na parte de cima e de baixo, formando um desenho bojudo. A linha de cintura é curvilínea. Logo após as portas e acima dos generosos pára-lamas traseiros há tomadas de ar auxiliares em formato triangular. Visto de cima, chama a atenção a protuberância que corta todo o teto do Evora, que remete às faixas duplas pintadas nos esportivos norte-americanos.

  • CARSALE: Evora é o nome da versão final do Eagle

  • BEST CARS: 2+2 lugares e motor V6 central de 3,5 litros e 280 cv


  • A traseira é robusta, principalmente graças ao pára-choques bojudo que se incorpora ao desenho final dos pára-lamas, como se fosse uma peça única. O vidro traseiro em forma de "U" deixa à mostra o motor. Um aerofólio foi posicionado acima das lanternas redondas em leds e das luzes de ré no mesmo formato. Mais abaixo, a ponteira de escapamento dupla realça a proposta esportiva do cupê da Lotus.

    A ESPORTIVIDADE DA LETRA E
    Divulgação
    VEJA MAIS FOTOS
    MOTORIZAÇÃO E EQUIPAMENTOS
    O ronco esportivo do Evora tem sotaque japonês. A marca britânica equipou o modelo com o motor 3.5 V6 da Toyota. É a mesma unidade de força usada no sedã médio-grande Camry. Com sistema de controle de válvulas variável -- VVTi --, o propulsor gera 280 cv de potência a 6.400 rpm e um torque máximo de 35,6 kgfm a 4.700 rotações. O motor trabalha com uma caixa manual de seis marchas, também fornecida pela Toyota. Segundo a Lotus, o modelo faz de zero a 100 km/h em menos de 5 segundos e alcança a velocidade final de 255 km/h.

    O chassi em alumínio foi a alternativa para tentar minimizar ao máximo o peso do carro. O Evora tem 1.350 kg, enquanto outros modelos em produção da Lotus têm menos de uma tonelada -- o Elise tem 903 kg e o Exige, 935 kg. Isso porque o novo cupê tem uma lista de equipamentos mais completa. Entre eles, o controle eletrônico de tração, até então inédito na linha da marca inglesa. Além disso, o modelo conta com seis airbags, freios com ABS e EBD, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. Na parte multimídia, tela touch screen de 7 polegadas que reúne informações do GPS e do sistema de som Alpine com bluetooth e conectividade para iPod.
    (por Fernando Miragaya)

    Veja também

    Carregando...
    Fale com UOL Carros

    SALOES