UOL Carros
 
30/07/2008 - 20h41

Volkswagen supera Ford e assume a 3ª posição no mercado global de automóveis

Da Redação
Foto: Joerg Sarbach/Arquivo AP

A Volkswagen abriu vantagem de 220 mil unidades sobre a Ford nos primeiros seis meses de 2008
A Volkswagen AG, maior montadora da Europa, deixou para trás a norte-americana Ford e assumiu a terceira posição no mercado global de automóveis, após anunciar nesta semana um aumento de 7,2% no volume de vendas do primeiro semestre de 2008, com 3,31 milhões de unidades comercializadas. Em crise, a Ford viu suas vendas despencarem 11%, com 3,09 milhões de unidades vendidas, no mesmo período. O mercado é liderado pela japonesa Toyota, pouco à frente da americana GM.

Os números ruins da Ford já contabilizam a ausência das marcas Jaguar e Land Rover, vendidas à indiana Tata Motors. A montadora Tata, aliás, foi outra a divulgar números ruins nesta quarta-feira, com queda de 30% no lucro no começo do ano fiscal na Índia.

MERCADO AMERICANO DERRUBA MONTADORAS
Enquanto a tradicional montadora americana tenta reinventar sua trajetória em meio a grandes perdas geradas pela crise econômica nos Estados Unidos e os elevados preços da gasolina -- o que altera o perfil do consumidor, que dá as costas aos grandes utilitários e passa a preferir carros menores e mais econômicos --, o grupo alemão já havia visto suas vendas crescerem no fechamento do primeiro semestre, puxadas pela forte demanda de mercados emergentes como China e Brasil, bem como pelo fato do mercado europeu ter se mantido competitivo.

Outra montadora a rever seus planos em virtude do desaquecimento na América no Norte é a Nissan, que anunciou um plano de demissão voluntária para até 1.200 de seus quase 7.000 funcionários nos EUA.

Na ponta do ranking mundial estão a líder Toyota, com 4,8 milhões de unidades de janeiro a junho, e a GM, que negociou 4,54 milhões de veículos, mas também enfrenta a crise americana e desconversa sobre um novo corte salarial de seus funcionários.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES