UOL Carros
 
29/06/2008 - 19h35

Nesta segunda, veja preços e impressões ao dirigir do novo Gol

Da Redação
A Volkswagen mostra à imprensa especializada nesta segunda-feira (30), em São Paulo, o novo Gol. Após a apresentação técnica e de marketing, haverá um test-drive, partindo da capital em direção ao interior paulista e retornando em seguida. À noite, UOL Carros e seus parceiros publicarão as impressões sobre o modelo.

Danilo Verpa/Folha Imagem

Novo Gol saindo da linha de produção da Volkswagen: modelo defende liderança do mercado


Ainda no domingo estrearia, para todo o Brasil, o comercial de televisão do novo Gol, uma campanha milionária que une o astro de Hollywood Sylvester Stallone e a supermodelo brasileira Gisele Bündchen -- o primeiro representando a força do carro, a segunda sua beleza.

O Gol 2009 chega totalmente mudado em relação ao atual modelo, conhecido como Geração 4 e que, a rigor, é uma atualização da Geração 3 -- que, por sua vez, apenas atualizou a segunda geração, de 1994, quando o Gol mudou de verdade e, entre outras coisas, deixou de ser um carro de linhas retas, ganhando o apelido de Bola ou Bolinha. A Volkswagen, talvez mais discretamente que outras montadoras, também passou a apostar numa gradual sofisticação do mercado automotivo brasileiro, com os consumidores mostrando-se mais exigentes com o conteúdo e a performance dos carros que adquirem. O Gol, quase no fim de sua terceira década de vida, precisava evoluir.

Reuters

Gol Geração 4 em meio a exemplares do novo modelo disfarçados: Volks tratou o novo Gol como um segredo de estado. Neste domingo, o exibe na TV
Por isso, buscou referência de design em carros de patamares mais altos, como modelos da BMW (traseira do Série 1, retrovisores do Série 7) e do andar de cima da própria Volks (faróis do Passat e dianteira, vista de perfil, do SUV Tiguan). Interior e painel também mudaram -- este último foi parar na Europa: tem dois mostradores redondos grandes (mesmo quando não traz conta-giros) e as demais informações ao centro.

Assim, em aspectos como acabamento, design e equipamentos, o novo Gol deve ultrapassar o Fox e aproximar-se do Polo, o compacto "world class" da Volks e seu representante premium no segmento no Brasil. A plataforma dos três carros passou a ser a mesma, mas as primeiras informações dão conta de que, do painel de instrumentos às calotas, passando por câmbio e suspensão, o novo Gol é um carro mais atraente, moderno e bem resolvido do que o Fox -- mesmo que este continue sendo mais caro.

MOTORES
O novo Gol tem duas opções de motor, o 1.0 litro e o 1.6 litro lançados este ano para a linha 2009 de Fox, Polo e Golf. O propulsor chama-se EA111 VHT, e caracteriza-se principalmente por um ganho de torque em relação ao EA111, usado até a linha 2008. Com isso, o Gol passa a ter motor disposto transversalmente, liberando espaço interno e "desentortando" o volante. O Gol Geração 4 continuará sendo produzido, mas apenas com o motor 1.0, para competir com os "pelados" do mercado.

As versões do novo Gol são três, denominadas -- como o restante da linha 2009 da Volks -- simplesmente 1.0 e 1.6, à exceção da top, chamada Power. Com acabamento, equipamentos de série e opcionais diferenciados, o Gol Power deve balançar até mesmo quem não admitiria comprar nada menos sofisticado do que um Polo (pensando, claro, dentro da gama da própria Volks). Por ora, todos os preços do novo carro são especulações -- os oficiais só saem nesta segunda.

O Volkswagen Gol é o carro mais produzido (ultrapassou 5 milhões de unidades) e mais vendido (quase 4,8 milhões) na história da indústria automotiva do Brasil. É líder de mercado há duas décadas, caminhando sem muita dificuldade para fechar o 21º ano nesta posição. Ajudou a enterrar o mítico Fusca, e nunca permitiu-se ser enterrado. E, até o final do ano, o novo Gol vai ganhar um derivado com carroceria três-volumes. Deve retomar o nome Voyage, ou então chamar-se apenas Gol Sedan.

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