UOL Carros
 
17/06/2008 - 22h36

ML 320 a diesel traz "supertorque" e preço de SUV a gasolina

CLÁUDIO DE SOUZA
Enviado especial a Campinas*
Atualizada às 18h52 de 18/6

A Mercedes-Benz mostra nesta quarta (18) e quinta-feira (19) à imprensa, no interior de São Paulo, o seu utilitário esportivo com motor a diesel, o ML 320 CDI, o primeiro da marca com essa motorização. O SUV é vendido por aqui a R$ 289.900, mesmo valor pedido pelo ML 350, somente a gasolina, e bem abaixo do ML 500, que custa R$ 365 mil (também só a gasolina).

O motor do ML 320 CDI (a sigla é para Commonrail Direct Injection, e não tem nada a ver com a palavra "diesel") é um 3.0 litros, seis cilindros em "V", com 24 válvulas, capaz de entregar potência máxima de 224 cavalos a 3.800 giros e um impressionante torque de 52 kgfm numa faixa de rotação de 1.600 a 2.800 giros. Números possíveis num motor desta capacidade apenas se ele queimar diesel, como afirma a Mercedes.

O propulsor do SUV a ser vendido no Brasil não é o politicamente correto Bluetec, de baixas emissões de poluentes, que equipa veículos europeus da Mercedes-Benz. A baixa qualidade do diesel vendido por aqui não é admitida pelo motor "verde". A unidade de força foi adaptada para diversos mercados onde o derivado de petróleo tem qualidade inferior -- como o próprio Brasil, Rússia, China e África do Sul.

Nesta quarta já foi realizado um rápido test-drive em circuito off-road, para que os jornalistas conhecessem os principais diferenciais do ML 320 CDI nesse tipo de terreno. O destaque fica para o DSR, sistema que é acionado por uma tecla no painel e que segura o SUV a 4 km/h (o motorista tem de programar essa velocidade) nas descidas mais inclinadas, sem necessidade de pisar no freio -- o DSR gerencia a frenagem. O desarme é feito quando se atinge 16 km/h.

Mais detalhes sobre o carro, e as impressões completas ao dirigi-lo (on e off-road), serão publicados em UOL Carros na noite desta quinta-feira (19).

*Viagem a convite da Mercedes-Benz

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES