UOL Carros
 
20/05/2008 - 17h42

Fábrica gaúcha da GM chega a 1 milhão de carros em oito anos

Da Redação
A General Motors comemorou nesta terça-feira (20) a produção do carro de nº 1 milhão em sua unidade de Gravatái, Rio Grande do Sul. O modelo que recebeu a honra de ser o milionésimo da fábrica -- que opera desde julho de 2007 -- foi um Prisma Maxx vermelho.

A fábrica de Gravataí produz apenas esse sedã compacto e seu irmão hatch, o Celta, cujo projeto (que remonta a 1995) e fabricação levaram à abertura da unidade. Atualmente, segundo a GM, 40% dos veículos que ela vende no Brasil sob a marca Chevrolet são fabricados ali.

Compareceram à cerimônia de apresentação do "Prisma milionário" o presidente mundial da General Motors Corporation, Fritz Henderson, e toda a cúpula local da empresa: Maureen Kempston Darkes, presidente da divisão América Latina, África e Oriente Médio; Jaime Ardila, presidente da divisão brasileira; e José Carlos Pinheiro Neto, seu vice.

A fabricação do carro nº 1 milhão em Gravataí chega num momento em que o mercado de automóveis está superaquecido, e as montadoras desdobram-se para ampliar a produção sem inaugurar novas fábricas. A própria GM abriu recentemente o terceiro turno de trabalho em sua unidade de São Caetano do Sul.

A unidade da GM em Gravataí levou cerca de cinco anos para atingir a marca de 500 mil veículos produzidos; isso aconteceu em maio de 2005. Exatos três anos foram necessários para fazer outro meio milhão de carros.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES