UOL Carros
 
06/05/2008 - 19h13

Chevrolet apresenta novas S10 e Blazer

CLÁUDIO DE SOUZA
Enviado especial a Uberlândia (MG)*
Divulgação
A família de utilitários da Chevrolet: mais "brava" e com nova versão
CONHEÇA AQUI AS NOVAS S10 E BLAZER
A Chevrolet apresenta nesta terça-feira (6), em Uberlândia (MG), sua linha 2009 de utilitários, composta pela S10 -- líder de mercado há 13 anos no segmento de picapes médias -- e pela Blazer, o SUV (utilitário esportivo) da marca (que, aliás, é tratado por ela sempre no masculino: "o" Blazer).

Trata-se de uma clara reação da marca norte-americana ao assédio dos utilitários das marcas japonesas (especialmente Mitsubishi e Toyota, mas também Nissan) e ao lançamento da Ford Ranger Sport, que se propôs a disputar público com os consumidores das picapes menores (Fiat Strada, Chevrolet Montana etc.) oferecendo um preço na faixa dos R$ 50 mil. Já no caso da Blazer a briga é com um punhado de SUVs e crossovers que já estão no mercado nacional, ou que vão chegar até o final do ano. Trata-se de uma tarefa ingrata, já que esse carro tem o estigma do uso massivo como viatura policial (algo admitido e até propagandeado pela Chevrolet, que, afinal, ganha dinheiro com isso).

Veja fotos da nova linha S10 e Blazer

S10 e Blazer passaram por modificações estéticas e nos equipamentos, e a gama da picape ainda ganhou mais uma versão: a Executive cabine dupla com motor Flexpower de 2.4 litros, que entrega 141/147 cavalos (gasolina/álcool) a 5.200 rpm e torque de 21,9 kgfm a 2.800 rpm. O preço sugerido é de R$ 70.990. A versão Advantage (de entrada), tanto da S10 quanto da Blazer, oferece esse mesmo propulsor -- uma exclusividade da Chevrolet no segmento de picapes médias.

O sistema de tração que acompanha os motores bicombustíveis é sempre 4x2. No caso da picape, a Advantage cabine simples, com preço inicial de R$ 46.990, deve repetir a missão da Ranger Sport e arrumar briga com as menores. Já a Blazer de entrada custa cerca de R$ 60 mil. As versões top da picape e do SUV custam por volta de R$ 110 mil e R$ 135 mil, respectivamente.

O restante da linha da picape (Colina e Tornado) e do SUV (Colina e Executive) possui o motor 2.8 litros MWM Turbo Diesel Eletrônico, que produz 140 cavalos de potência a 3.500 rpm e 34,7 kgfm numa faixa de giros entre 1.800 e 2.400. Em todas as S10 com propulsor a diesel há as opções 4x4 e 4x2; na Blazer, somente tração 4x4.

No pacote de novidades externas e internas, entre itens de série e opcionais e variando de versão a versão, a Chevrolet destaca: santantonio, estribo com seção quadrada, defletor de teto integrado ao rack, barras transversais de teto, rodas de aro 16" na cor cinza, máscara negra e adesivo lateral identificando cada versão -- isso tudo do lado de fora, com a óbvia intenção de conferir mais robustez e personalidade aos veículos. Por dentro, há navegador GPS, sistema de som com iPod e sensor de estacionamento. Outra vez, é óbvia a intenção: sofisticar o produto para encarar rivais que têm projeto e tecnologia mais atualizados (e que, mesmo assim, ainda vendem bem menos).

Nesta quarta (7), UOL Carros participa do test-drive dos veículos, que deve ser parcialmente realizado em condições off-road, e traz suas impressões no início da noite.

Leia mais:
  • No Carsale, com todos os preços
  • No Interpress Motor
  • No iCarros

    *Viagem a convite da General Motors do Brasil

    Veja também

    Carregando...
  • Fale com UOL Carros

    SALOES