UOL Carros
 
23/04/2008 - 13h47

Toyota supera GM e vira a maior do mundo

Das agências internacionais
A montadora japonesa Toyota assumiu o posto de maior fabricante mundial de automóveis, com 2,41 milhões de veículos vendidos no primeiro trimestre deste ano, e ultrapassou a norte-americana General Motors (GM) nesse período. Os número negativos foram divulgados pela própria marca. A diferença ficou em 160 mil veículos.

A GM vendeu 2,25 milhões de veículos nos três primeiros meses de 2008. Somente no Brasil as vendas cresceram 36% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Toyota superou a GM no mesmo período de 2007, mas acabou ficando atrás da rival por uma diferença quase estatisticamente desprezível, de cerca de 3.100 unidades.

A montadora dos EUA informou nesta quarta (23) que suas vendas caíram pouco menos de 1%, por conta de resultados negativos nos Estados Unidos, onde foi registrada uma queda de 10%. Nas outras regiões de atuação, a empresa teve bons resultados.

De fato, 64% de todas as vendas da GM aconteceram fora dos EUA (8% a mais do que o mesmo período do ano passado), percentual recorde para a companhia. No total, a demanda fora dos EUA foi de 1,45 milhão de veículos.

Na América Latina, na África e no Oriente Médio, a companhia bateu recorde de vendas com 323.400 veículos vendidos, 20% a mais do que há um ano. As vendas no Brasil aumentaram 36% e a GM também alcançou números recordes no Chile, no Equador e na Venezuela, além do Oriente e Israel.

Na região Ásia-Pacífico, as vendas da General Motors alcançaram o recorde de 411 mil veículos, 6% a mais do que em 2007, graças aos resultados na China, onde se tornou a marca mais vendida. A montadora vendeu 312 mil unidades na China no primeiro trimestre, quantidade 7% superior à comercializada na mesma época do ano passado.

Na Europa, a montadora americana também bateu recorde de vendas com 572 mil unidades, aumento de 3%. Na Rússia, a comercialização de veículos expandiu 78%. Enquanto isso, a queda de 10% no mercado americano deixou o resultado doméstico da General Motors em 947 mil unidades.

A GM disse que as vendas mundiais de todo o setor automobilístico durante o primeiro trimestre deste ano somaram 17,99 milhões de unidades, 3% a mais do que em 2007. Para o acumulado do ano, a GM calcula que quase 73 milhões de unidades serão comercializadas no mundo todo, 2 milhões a mais do que em 2007.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES