UOL Carros
 
18/04/2008 - 00h13

GM dos EUA anuncia mais um carro flex

Das agências, em Detroit (EUA)
A General Motors anunciou nesta quinta-feira (17), nos Estados Unidos, que vai acrescentar o sedã Buick Lucerne à lista de carros de sua gama ou de marcas afiliadas que podem rodar com o E85, uma mistura com cerca de 85% de etanol e 15% de gasolina ou outro combustível fóssil.

Com o Lucerne, a GM passa a prometer para 2009 cerca de 15 modelos com capacidade de rodar com essa mistura, que, apesar de um pouco diferente daquela que temos no Brasil (onde pode haver mistura de qualquer proporção de álcool e gasolina), também confere aos carros que a utilizam o título de flex-fuel.

A fábrica norte-americana afirma já ter entregue cerca de 3 milhões de carros flex-fuel. Inicialmente, o sistema foi oferecido nos EUA apenas em picapes e vans para transporte de passageiros. O custo para incorporar aos carros a tecnologia flex nos moldes dos EUA é de no máximo US$ 100 por veículo.

O carro da Buick que vai receber a motorização flex possui um grande motor de 3.9 litros e seis cilindros em V. A Buick -- como Pontiac, Saturn e Cadillac, entre outras -- pertence à GM.

Um problema para a popularização dos carros flex nos EUA é a pouca oferta de E85 em postos de combustível no país. Estatísticas mais recentes apontam que apenas 1.500 postos (entre 176 mil) oferecem essa opção, geralmente nas regiões onde a produção de milho é mais abundante -- o etanol norte-americano é produzido a partir desse cereal, e não da cana-de-açúcar.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES