UOL Carros
 
28/03/2008 - 21h04

Pontiac mostra em NY versão targa do bem-sucedido Solstice

Da Auto Press
Em 2006, um ano após o seu lançamento, o Pontiac Solstice roadster ultrapassou as 18 mil unidades vendidas nos Estados Unidos. Ao deixar para trás o ex-líder do segmento Mazda Miata, que vendeu cerca de 15 mil no mesmo período, o Solstice deixou claro que o mercado americano de conversíveis com tração traseira a preços acessíveis tinha uma nova estrela.

No ano seguinte, o modelo da montadora ianque se manteve na liderança. Surgiram filas de espera pelo roadster, que chegou a ser vendido com ágio por algumas concessionárias. Tal demanda motivou a Pontiac a lançar o Solstice em versão cupê targa (tipo de conversível em que apenas uma parte do teto se abre).

O novo modelo foi uma das novidades apresentadas no Salão de Nova York, que termina neste domingo (30). Após aparecer como conceito no Salão de Detroit de 2002, nas versões cupê e roadster, esta última versão do Solstice começou a ser produzida em 2005 e, no ano passado, virou personagem do filme "Transformers" -- patrocinado pela General Motors, que é dona da marca Pontiac. Agora, é a vez do cupê targa desfilar no motorshow nova-iorquino e ganhar as ruas no ano que vem.
Agências
Rapper 50 Cent apresenta o Solstice Coupe no Salão de NY deste ano
VEJA MAIS FOTOS DO PONTIAC SOLSTICE COUPE


O Solstice compartilha a plataforma Kappa com o Opel GT e Saturn Sky. Do roadster, foi mantida a essência do desenho, com poucas modificações. O farol de neblina está maior, o que deixou o carro com uma aparência esportiva mais furiosa. No lugar dos santantônios do roadster, o Solstice tem um vidro traseiro em singular formato de semicírculo, que serve como porta traseira para bagagem. As lanternas começam no pára-choques; com seu formato afilado, invadem a lateral e compõem um desenho que sugere velocidade.

O habitáculo comporta dois lugares e, como em qualquer targa, o teto pode ser removido. Pequenas janelas laterais traseiras delimitam o final da capota, que se estende até os encostos dos bancos. Toda a estrutura da capota removível é feita em alumínio, para que haja leveza na hora de sua retirada. Foi devidamente preservada a tradicional grade bipartida, para não haver dúvida de que se trata de um legítimo Pontiac.

Especificação
O Solstice cupê targa deverá ter as mesmas opções de estofamento do roadster. Bancos envolventes de couro na cor preta, cinza ou uma opção bicolor, onde o preto se mistura a um tom pastel. O volante em couro com três raios e um quadro de instrumentos com três mostradores compõem o interior de visual esportivo. O console se integra ao painel e abriga o sistema de som e duas saídas de ar.

As motorizações também serão as mesmas do roadster. Uma básica com motor 2.4 litros, aspiração natural e 173 cv a 5.800 giros, com torque de 23 kgfm a 4.500 rotações, e a GXP turbo, com 2 litros e 260 cv a 5.300 rpm com 36 kgfm de torque a 5.250 giros. A transmissão pode ser automática com cinco velocidades ou manual, também com cinco marchas.

A suspensão é independente e conta com barra estabilizadora na frente e atrás, o que reforça a vocação esportiva do carro. Os dois motores são Ecotec, com bloco e cabeçote de alumínio e comandos variáveis de válvulas. Freios ABS e controle eletrônico de estabilidade são itens de série. O novo Pontiac descapotável terá 2,41 metros de distância entre-eixos, 3,99 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,29 m de altura. Nos Estados Unidos, o Solstice roadster custa entre US$ 22.800 e US$ 28.500, dependendo da versão. Já o preço da nova versão cupê targa ainda não foi definido.

(por Alexandre Guimarães)

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES