UOL Carros
 
14/03/2008 - 19h45

Impressões ao dirigir: EcoSport 2.0 é estável e tem disposição

Da Auto Press
O motor 2.0 16V é, sem dúvida, o mais apto da linha para empurrar o EcoSport. Afinal, os 143 cv de potência dão uma grande desenvoltura ao modelo e bastante disposição para acelerar os mais de 1.200 kg do SUV compacto da Ford. Isso pode ser conferido já nas arrancadas.

Para sair da inércia e chegar aos 100 km/h foram precisos 11,5 segundos, um desempenho bastante interessante para o jipinho feito em Camaçari. Pisando mais fundo, rapidamente se chega aos 140 km/h e alcançar a velocidade final de 175 km/h não exige tantos esforços do pé direito.

FICHA TÉCNICA
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e balancins roletados. Duplo comando de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica de combustível multiponto seqüencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência: 143 cv a 6 mil rpm.
Torque: 19,1 kgfm a 4.250 rpm.
Diâmetro e curso: 87,5 mm x 83,1 mm; taxa de compressão: 10:1
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços inferiores, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores pressurizados hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com eixo de torção auto-estabilizante, molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.
Freios: A disco ventilados na frente e a tambor atrás. ABS e EBD como opcionais.
Carroceria: Utilitário esportivo compacto em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,24 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,67 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série. Não oferece airbag lateral.
Peso: 1.234 kg em ordem de marcha. 436 kg de carga útil.
Porta-malas: 296 litros/712 litros com o banco traseiro rebatido.
Tanque: 54 litros.
Ford EcoSport 2.0 16V XLT
Apenas nas retomadas o modelo deixa um pouco a desejar. Isso porque o torque máximo de 19,1 kgfm fica disponível acima da faixa dos 4.000 giros. Mas nada que desmereça o desempenho do EcoSport 2.0, que enfrenta trechos de subida com disposição, sem a necessidade de trocas de marchas constantes.

É na serra, aliás, onde o modelo também mostra outra virtude: a estabilidade. Apesar da altura, a carroceria do SUV torce bem pouco nas curvas em alta ou baixa velocidade. A suspensão bem-acertada -- independente e com barra estabilizadora na frente e com eixo auto-estabilizante atrás -- confere uma boa postura dinâmica, e o modelo não faz qualquer menção de sair de frente.

Só mesmo ao testar os limites em curvas mais fechadas em velocidades altas é que o carro faz alguma menção de rolagem. Nas retas, após os 160 km/h, a frente passa a flutuar bastante, comprometendo a precisão na comunicação entre roda e volante. O recomendável, como sempre, é manter velocidades civilizadas para desfrutar também da boa ergonomia e dirigibilidade do modelo.

A posição de dirigir elevada é sempre um ponto a favor, e as amplas janelas laterais e frontal oferecem uma visibilidade privilegiada. Prejudicada apenas atrás, já que a Ford insiste em manter o estepe na porta traseira, o que atrapalha um pouco a noção do motorista na hora de manobrar.

No quesito espaço, é bom lembrar que trata-se de um compacto, feito sobre a plataforma do Fiesta. Apesar de otimizar o espaço interno verticalmente, o vão livre para as pernas é limitado, tanto na frente quanto atrás. No mais, é seguir viagem e não dar muita atenção aos detalhes do acabamento, quesito que continua sendo o calcanhar-de-aquiles do EcoSport.

Os materiais empregados após a reestilização até camuflam um pouco a simplicidade, mas os encaixes e o excesso de rebarbas ainda denunciam as falhas de fechamento. Na hora de abastecer, o EcoSport fez a sofrível média de 7,6 km/l. Não chega a ser motivo de orgulho para um modelo puramente a gasolina.

(por Fernando Miragaya)

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES