UOL Carros
 
29/02/2008 - 21h17

Volvo lança seu primeiro SUV compacto, o XC60

Da Auto Press
A Volvo resolveu seguir a trajetória da BMW e da Mercedes-Benz. Vai apresentar no Salão de Genebra ­-- aberto ao público a partir da próxima quinta (6/3), e até dia 16 -- o seu primeiro utilitário esportivo compacto: o XC60.

O modelo chega para brigar em um segmento inaugurado há dois anos pela BMW com o X3 e seguido pela Mercedes com o GLK. A Audi também pretende ocupar esse nicho do mercado e lançará o Q5. O Volvo XC60 já havia sido apresentado como conceito diversas vezes, a última delas no Salão de Detroit, em janeiro. Certamente de olho no mercado norte-americano, onde os utilitários esportivos representaram quase metade das vendas da Volvo em 2007.
Divulgação

A chegada do XC60 ao Brasil pode acontecer no começo de 2009; preço do SUV da marca sueca deve ficar em torno de R$ 250 mil


À frente, o pára-choque é separado da grade por um ressalto, quase formando um degrau. Há as opções de teto envidraçado ou teto solar. Na lateral, o tradicional "ombro" dos modelos da marca está presente, a partir da linha de cintura, assim como o vinco na parte inferior das portas.

Na traseira, as lanternas do modelo são verticalizadas e também formam um pequeno ressalto na parte inferior. O pára-choques bem baixo e curto, além de um vidro que ocupa quase a metade do espaço traseiro, dão um ar menos esportivo e mais familiar ao automóvel.

No interior, os destaques do painel do XC60 são o computador de bordo e navegador GPS. O console central tem diversos elementos em alumínio e os bancos são revestidos em couro. Já o quadro de instrumentos acompanha a opção pelo estilo tradicional, com dois mostradores redondos e sisudos.
Divulgação

Na traseira, as lanternas também formam um pequeno ressalto na parte inferior; detalhes dão ar mais familiar ao automóvel da Volvo


O XC60, que vem ocupar um segmento abaixo do XC90 (o maior SUV da marca), foi produzido em cima da plataforma da station wagon V50 e deverá vir equipado com um motor V6 turbo 3.0 litros a gasolina com 285 cv de potência e torque máximo de 35 kgfm. Muito provavelmente, a Volvo fará também uma versão com um turbo-diesel de 2.4 litros com 185 cv.

Tração e segurança
O sistema de tração 4x4 integral Haldex é o mesmo usado no Land Rover Freelander -- marca que, assim como a Volvo, faz parte do grupo Ford. Este sistema distribui automaticamente o torque nos eixos, conforme a necessidade do motorista. Mas, em 2009, a montadora sueca deverá lançar uma versão com tração apenas nas rodas dianteiras.

Como a Volvo tradicionalmente costuma valorizar as tecnologias de segurança, o mais novo modelo da marca terá o dispositivo City Safety, lançado no sedã S80. Por meio de um sistema de radares, o dispositivo detecta um possível risco de colisão com o veículo da frente e alerta o motorista com sinais sonoros. Caso o motorista não atenda aos avisos, os freios são acionados automaticamente.

A princípio, o XC60 será comercializado, no segundo semestre, nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, China e Rússia e, em 2009, ganhará o mercado global -- inclusive o Brasil. A produção está concentrada na planta de Ghent, na Bélgica. A Volvo espera vender uma média de 50 mil unidades anuais do utilitário esportivo, que deverá chegar por aqui custando em torno de R$ 250 mil.

(por Alexandre Guimarães)

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES