UOL Carros
 
29/02/2008 - 16h22

Orientais dominam lista dos carros confiáveis e seguros

Da redação
A revista norte-americana Consumer Reports, dedica à defesa do consumidor e à investigação da qualidade de produtos, divulga em sua edição de março a lista de 2008 dos dez "melhores carros" à venda no mercado dos Estados Unidos. O domínio, como de costume, é asiático: foram nove campeões em suas respectivas categorias, sete deles japoneses. E pela primeira vez uma fábrica sul-coreana -- a Hyundai -- faz parte dessa lista, com dois modelos.
Divulgação

Lexus LS é o melhor sedã de luxo, afirma a Consumer Reports
VEJA OS CARROS ESCOLHIDOS EM CADA SEGMENTO


Desde 2005 uma marca de casa, norte-americana, não obtinha espaço na lista dos melhores carros da Consumer Reports. Este ano, porém, a General Motors conseguiu emplacar a picape Silverado entre os dez nomes escolhidos.

A Consumer Reports avalia os veículos em três níveis: teste de rua, ou seja, o test-drive do carro quanto à dirigibilidade e seu comportamento efetivo nas ruas; confiabilidade, com base nos relatos enviados anualmente por cerca de 1,3 milhão de proprietários de carros nos EUA; e segurança, a partir de testes feitos por autoridades governamentais ou pelas seguradoras -- além da constatação da presença de equipamentos de segurança no carro (como freios ABS e controle de estabilidade).

A lista dos dez campeões de 2008, divididos por segmento, é a seguinte:

Melhor sedã compacto: Hyundai Elantra SE
Melhor sedã familiar: Honda Accord
Melhor sedã premium: Infiniti G
Melhor sedã de luxo: Lexus LS
Carro verde: Toyota Prius
Condução mais divertida: Mazda MX-5 Miata
Melhor SUV compacto: Toyota RAV4
Melhor SUV médio: Hyundai Santa Fe
Melhor minivan: Toyota Sienna
Melhor picape: Chevrolet Silverado 1500

Revisando a nacionalidade das marcas: Toyota, Honda e Mazda são japonesas; Lexus e Infiniti são as divisões de luxo da Toyota e da também japonesa Nissan, respectivamente; e a Hyundai é da Coréia do Sul. A Chevrolet pertence à norte-americana General Motors.

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES