UOL Carros
 
23/01/2008 - 00h14

Câmbio automatizado custa R$ 2.490 no Stilo 2008

Da Redação
A Fiat apresentou à imprensa na noite desta terça-feira (22), em São Paulo, o Stilo 2008. O hatch médio ganhou uma ligeira reestilização e (o mais importante) um sistema de transmissão automatizada batizado de Dualogic, que pode vir a ser oferecido em outros modelos do catálogo da montadora ao longo do ano.

A versão de entrada do carro, a Flex 1.8, custará R$ 51.270, subindo para R$ 53.760 se equipada com o novo câmbio. Ou seja: para dispor de uma transmissão que pode alternar trocas manuais e automáticas, o consumidor desembolsa R$ 2.490 a mais.
Divulgação

No face-lift, Stilo ganhou frisos na grade, novo pára-choque, detalhes cromados na lateral e luzes de direção nos retrovisores


Este acréscimo não muda se a opção for pela versão Flex Sporting, mais invocada, que custa R$ 59.440 com câmbio manual e R$ 61.930 com a transmissão Dualogic. A motorização é a mesma nas quatro versões: o propulsor é o conhecido 1.8 litro que gera 112 e 114 cavalos (gasolina e álcool, respectivamente).

Divulgação

Detalhe do câmbio Dualogic; painel dá informações sobre as marchas
A versão esportiva Abarth, com motor 2.4 litros de 20 válvulas e cinco cilindros em linha, que entrega 167 cv e, segundo a Fiat, chega a 212 km/h de velocidade máxima, não teve seu preço divulgado, mas deve custar em torno de R$ 90 mil (a transmissão é convencional).

Aperte a tecla Sport
O test-drive do Stilo acontece nesta quarta-feira (23), em São Paulo. No evento de apresentação técnica realizado na terça, o sistema Dualogic, desenvolvido pela Magneti Marelli (que pertence ao grupo Fiat) e pela Fiat Powertrain, foi descrito como herdeiro das transmissões de carros da Fórmula 1. Trocando em miúdos, trata-se de uma caixa de câmbio comum que pode ter as trocas de marcha e o acionamento da embreagem controlados eletronicamente.

As mudanças manuais são seqüênciais (a alavanca é movida para frente ou para trás, nunca para os lados); o motorista pode optar pelo modo automático a qualquer momento. Acionada, a tecla Sport proporciona trocas de marcha em rotações mais altas (automaticamente) ou a intervalos mais curtos (manualmente). A Fiat promete 5% de economia de combustível com o sistema Dualogic, sem qualquer perda de potência.

Para quem quiser embarcar nessa onda de F1, o Stilo oferece como opcional a troca de marchas por borboletas atrás do volante (shift paddle). O valor desse equipamento não foi informado.

Leia mais sobre o Stilo 2008 no Carsale

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES