UOL Carros
 
08/01/2008 - 14h18

Marcas asiáticas lutam para ganhar espaço no Salão de Detroit

Da Auto Press
As marcas orientais não se intimidam com o mercado mais poderoso do mundo e aproveitam o principal motorshow dos Estados Unidos para se exibirem. O Salão de Detroit de 2008, que será aberto no próximo domingo (13), vai ser invadido por um exército de modelos de montadoras sul-coreanas, japonesas e até chinesas - que já começam a colocar as mangas de fora.

Marcas como Hyundai, Subaru, Mitsubishi e Kia estão de olho na boa aceitação de produtos asiáticos com os ianques - o Toyota Camry, por exemplo, é o carro de passeio mais vendido por lá. O evento ainda vai registrar o maior número de montadoras chinesas em um motorshow ocidental: Changfeng, Geely, Byd, Chamco e Li Shi Guang Ming Auto também já garantiram um espaço no Cobo Center.

Divulgação
Hyundai mostra a força dos asiáticos ao levar o Genesis para o Salão de Detroit
CARROS QUE ESTARÃO EM DETROIT


A Hyundai, por exemplo, escolheu o evento para estrear a versão definitiva do seu belo Genesis. Trata-se do primeiro sedã grande de luxo da marca. Ele tem motor V6 3.8 de 375 cv, tração traseira e jeitão de Mercedes-Benz.

O modelo tem até um logotipo próprio para o modelo, com asas que lembram a logomarca da Bentley, e sugere até o surgimento de uma nova divisão da empresa sul-coreana - a exemplo da Lexus, da Toyota, Infinity, da Nissan, ou Acura, da Honda. Aliás, é exatamente modelos dessas marcas que o Genesis quer desafiar.

A Toyota, por seu lado, usará o salão para brigar em segmentos de maior volume. É o que insinua a pick-up-conceito A-Bat, que tem motor híbrido e um grande papel no estande da marca, apesar de suas dimensões de modelo médio: 4,60 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,85 m. A idéia é encarar a campeã Ford F150, o veículo mais vendido na terra dos gigantes.

Divulgação
O Corvete ZR1 é uma das atrações da General Motors no Salão de Detroit
VEJA MAIS FOTOS DO ZR1
Por enquanto, a área de grandes utilitários ainda se mantém sob domínio dos americanos - apesar da crescente pressão oriental. Para confirmar esta hegemonia, os donos da casa pretendem mostrar novidades - também na onda do marketing verde. É o caso da Cadillac, que mostra uma versão híbrida do gigantesco e pródigo Escalade.

A Hummer convocou três designers e pediu a cada um uma proposta para o conceito HX. Os três protótipos estarão expostos vão disputar a atenção dos visitantes. O de maior sucesso deve ganhar as linhas de montagem já em 2009.

Menor, mas também no segmento de utilitário esportivos, é o Borrego, novo SUV médio da Kia, considerado o substituto do Sorento. A Land Rover ataca com o conceito LRX, um misto de crossover com desenho de cupê para brigar com o BMW X6, outro que será apresentado em Detroit.

Já a Subaru mostra a nova geração do crossover Forester, enquanto a Jeep tenta fazer as honras da casa com o Renegade. Trata-se de um conceito de jipe esportivo, com apenas dois lugares, pára-brisa inclinado e apenas 3,88 metros de comprimento.

Esportivos, é claro, não faltarão em Detroit. O provável sucessor do Mitsubishi Eclipse, por exemplo, marca sua estréia no salão, sob a alcunha de R-A Concept. O protótipo carrega um motor diesel 2.2 de quatro cilindros, com turbina de geometria variável, controle variável de abertura de válvulas e injeção direta de combustível, do tipo common rail. Resultado: 204 cv de potência.

Com disposição esportiva também aparece a Dodge ZEO, uma station wagon com jeitão de cupê, quatro lugares e carroceria recortada de músculos.

Quem promete impressionar mesmo fazer os aficionados por esportivos é o Mazda Furai. O modelo, que remete aos carros de competição, é baseado no Courage, montado sobre um chassi tubular como o usado na disputa das 24 Horas de Les Mans.

O nome Furai, aliás, é uma homenagem ao modelo da marca japonesa que venceu a tradicional prova automobilística em 2001.

Presenças confirmadas no Salão de Detroit

  • BMW X6 - A versão definitiva do crossover com jeito de cupê da marca alemã vai ser apresentado oficialmente no salão americano.

  • BYD FD - Este sedã, que copia descaradamente o desenho do Mercedes-Benz Classe S, será o cartão de visita da montadora chinesa Byd no mercado americano.

  • Cadillac Escalade Hybrid - Versão com motor elétrico em conjunto com motor a combustão do SUV gigante da marca de luxo da GM.

  • Chevrolet Volt - Antecipação da futura geração do carro mais ecologicamente correto da General Motors. O modelo só será vendido depois de 2010.

  • Chevrolet Corvette ZR1 - Versão apimentada do mais tradicional esportivo norte-americano. Ele estréia novo motor V8 6.2, com compressor mecânico, que gera assustadores 620 cv de potência e 83,9 kgfm de torque.

  • Chrysler EcoVoyager - Conceito de minivan para quatro passageiros que embarca no marketing verde. Ela é movida por célula de combustível e tem autonomia alardeada para 480 km.

  • Dodge ZEO - Conceito que mistura station wagon com cupê 2+2. Conta com motor elétrico que promete autonomia de 400 km.

  • Ford Verve - A marca mostra uma versão do conceito compacto-médio, já exibido em Frankfurt, para o mercado norte-americano.

  • Hummer HX - Conceito que vai inspirar o novo modelo da divisão de jipes da GM. Foram desenvolvidos três protótipos diferentes e o que tiver maior aceitação do público vai servir de base para a produção.

  • Hyundai Genesis - A marca sul-coreana estréia a versão definitiva do seu sedã de luxo, desafiando modelos da Lexus e de marcas premium como Mercedes-Benz e BMW - daí a tração traseira. O motor é um V6 de 3.8 litros e 375 cv.

  • Jeep Renegade - A antiga designação de uma das versões do Wrangler dá nome a um novo Jeep de dois lugares. O modelo trabalha com um motor elétrico em conjunto com um propulsor diesel e promete uma média de consumo de espantosos 46,6 km/l.

  • Kia Borrego - O sucessor do Sorento dá as caras em Detroit. Com terceira fileira de passageiros, o SUV médio da marca sul-coreana vai ter opções de motores V6 e V8.

  • Land Rover LRX - O conceito de crossover cupê vai aparecer para comprar briga com o BMW X6, mas só chega ao mercado em 2009.

  • Mazda Furai - Promete ser a sensação esportiva do Salão. Com visual inspirado em carros de competição, usa o chassi do bólido Courage, que disputa Les Mans e pesa apenas 720 kg.

  • Mitsubishi R-A - É o sucessor do Eclipse. Tem motor diesel 2.2 16V TGV de 204 cv de potência e 42,8 kgfm de torque máximo.

  • Nissan Forum - A minivan-conceito futurista tem bancos que giram 90 graus, monitores de LCD e câmaras que focalizam o entorno do veículo. No interior, muito conforto e até um forno de microondas.

  • Subaru Forester - A marca japonesa escolheu Detroit para apresentar oficialmente a nova geração de seu crossover.

  • Toyota A-Bat - O conceito insinua como será a nova pick-up média da marca japonesa.

    (por Fernando Miragaya)

    Veja também

    Carregando...
  • Fale com UOL Carros

    SALOES