UOL Carros
 
02/01/2008 - 11h00

Este ano terá mais de um carro novo por semana

Da Auto Press
Na lógica liberal, se um setor apresenta boa demanda tem-se um ótimo motivo para aumentar a oferta. Por isso, num mercado brasileiro bastante aquecido e que acaba de quebrar recordes de vendas e de produção, este ano de 2008 promete ser de muitas novidades. A previsão é que sejam lançados no mínimo 60 novos produtos, entre nacionais e importados -- mais de um por semana.

O número inclui simples reestilizações, modelos que já existem lá fora e que começam a ser importados, e também carros nacionais que vão ganhar novas gerações. Ou, pelo menos, se esforçar para passar essa imagem.
Divulgação


O sedã médio Linea, da Fiat é uma das certezas da indústria para 2008
VEJA MAIS FOTOS DAS NOVIDADES DESTE ANO

A Honda deve lançar a nova geração do Fit já no primeiro semestre de 2008. O compacto vai seguir o mesmo desenho que foi mostrado no Salão de Tóquio de 2007. No segundo semestre, surge uma derivação sedã do monovolume. Outra marca japonesa que estréia nova geração é o Toyota Corolla, que voltar a rivalizar com o Honda Civic -- para o qual perdeu a posição de sedã médio mais vendido.

De volta à esfera dos compactos, a Renault quer minimizar a ociosidade de sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná. Depois do Sandero, mais um produto deve sair da plataforma do Logan. A marca francesa, contudo, ainda está em dúvida sobre o que fazer por lá. Dizem que a picape Logan seria o novo produto, mas a tendência é pela versão crossover do modelo, que já existe na Europa sob a bandeira da romena Dacia e alcunha de Logan MCV.

Ainda na mesma plataforma, a Nissan, japonesa que faz parte do grupo Renault e compartilha a unidade paranaense, também tem de bater o martelo sobre se vai fazer o compacto Micra ou partir para a fabricação da minivan Livina.

Certo mesmo no grupo é que a Renault lança este ano a configuração hatch do Mégane, que será feita aqui. E também a bela versão cupê-conversível do médio, que chegaria via importação juntamente com a Grand Scénic, em fevereiro. Esta vem para brigar com o Citroën C4 Picasso, que deve desembarcar -- finalmente -- em maio.

Peugeot "206,5"
Parceira da Citroën nas fábricas, a Peugeot vai concentrar seus esforços em 2008 no lançamento do 207, em junho. Na verdade, a marca francesa não vai utilizar a plataforma nova do compacto -- que é a do Citroën C3, o mesmo fabricado por aqui na planta da PSA, em Porto Real, no sul fluminense.

A Peugeot optou por manter o hatch e sua derivação station wagon na plataforma do 206, só que com o desenho do 207 europeu. Tanto que o modelo já é apelidado maldosamente de "206,5"... Nessa leva, porém, há uma outra novidade: o lançamento de uma configuração sedã do compacto no segundo semestre.

Divulgação
Renault deve lançar o Logan MCV, crossover da Dacia, ou uma picape
Divulgação
O SUV Edge deve vir pela Ford, e deve encarar o Captiva, da GM
MAIS FOTOS DAS NOVIDADES
Entre as quarto grandes, o Chevrolet Corsa é um que vai ser repaginado. Ficará parecido com o compacto homônimo da Opel, mas mantém a plataforma atual. E quem vai novamente reaproveitar plataformas é a Fiat. Em Betim, a marca italiana já começou a fabricar o Linea, que estréia em fevereiro. Mas enquanto o sedã tem arquitetura de médio lá fora, aqui a fabricante vai esticar a plataforma do Idea -- a mesma do Punto, que já é a do Palio esticada.

Já a Volkswagen vai usar a base do Polo para lançar uma nova geração de fato para o Gol, e ressuscitar um sedã compacto para ela, provavelmente reaproveitando o nome Voyage. Enquanto isso, a Fiat ainda lança as reestilizadas Palio Weekend e Strada, além de promover um face-lift no Stilo. A fabricação do Bravo, substituto do hatch médio lá fora, deve ficar para 2009 ou 2010.

O segmento de hatchs médios, porém, promete aquecer. A Ford lança a nova geração do Focus, feita na Argentina e com o desenho europeu, enquanto a Citroën traz, também do país vizinho, o modelo dois volumes do C4.

Mais SUVs
Contudo, a marca ianque volta a atuar forte no segmento de SUVs. Deve retomar a importação da Explorer da Venezuela. Isso se o país vizinho, onde o utilitário esportivo é feito em sistema CKD, finalmente ingressar no Mercosul -- o que traria benefícios alfandegários e o deixaria o preço atraente para o mercado nacional.

Antes da Explorer, porém, a Ford importará o crossover Edge, em março. Em resposta, a General Motors vai trazer da Coréia do Sul o utilitário esportivo Captiva, que já chegou à Argentina em novembro. No rastro dos aventureiros, a Nissan vai desembarcar por aqui um SUV compacto com nome esquisito, o Qashqai. Além dele, traz a nova geração do X-Trail e do Murano reestilizado.

Muito luxo
A lucratividade maior da indústria é em nichos superiores. Por isso, importados de luxo não vão hesitar em chegar por aqui. Um exemplo é a Ferrari F430 Scuderia. A máquina italiana apresentada em Frankfurt tem 510 cv de potência, 100 kg a menos que a F430 Stradalle e deve custar por aqui algo em torno de US$ 900 mil (quase R$ 1,6 milhão).

Também com generosos cavalos sob o capô, a Mercedes-Benz vai trazer a C 63 AMG, já com o desenho da nova geração do Classe C e com motor V8 de 451 cv. No rastro dos mais potentes, a Audi deve importar o RS6, a station mais poderosa do planeta com respeitáveis 580 cv.

Para brigar com o C 63 AMG, a BMW importa o M3 nas versões cupê e sedã já em janeiro. Além disso, a marca bávara vai estrear por aqui o novo SUV X6 no segundo semestre. O modelo faz a estréia mundial em Detroit, este mês. Série 1 Cabriolet e o Série 5 reestilizado também chegam em 2008 ao Brasil.

Já a Audi vai importar para cá a nova geração do A5 e sua variação esportiva S5. Fora das marcas premium, mas também esbanjando muito requinte e luxo, a Citroën começa a importar a nova geração do C5, nas versões sedã e Break (station wagon). (Fernando Miragaya)

MARCA A MARCA, AS NOVIDADES DE CARROS PARA ESTE ANO
AUDI- A5 e S5
- RS 6
BMW- Série 1 Cabriolet
- X6
- M3 coupé e sedã
- 550i (face-lift)
CHRYSLER- Grand Caravan
CITROËN- C4 Picasso
- C4 hatch
- C3 (face-lift)
- C3 automático
- C5 e C5 Break
EFFA- M100
FERRARI- F430 Scuderia
FIAT- Linea
- Palio Weekend (reestilização)
- Strada (reestilização)
- Idea automático
- Stilo (reestilização)
- Punto Abarth
FORD- Novo Focus
- Novo Focus sedã
- Edge
- Explorer
GENERAL MOTORS- Corsa e Corsa sedã (reestilização)
- Captiva
- Vectra Caravan
- HHR
HONDA- Novo Fit
- Fit sedã
HYUNDAI- Vera Cruz
- Elantra
JAGUAR- XF
JEEP- Cherokee Sport
KIA- Picanto reestilizado
MERCEDES-BENZ- Classe C Estate
- Novo C63 AMG
MITSUBISHI- Lancer EVO X
NISSAN- Livina ou Micra
- Frontier SEL nacional
- Qashqai
- Sentra SER
- Novo X-Trail
- Murano (reestilização)
PEUGEOT- 207
- 207 sedã
PORSCHE- 911 GT2
RENAULT- Mégane CC
- Grand Scénic
- Mégane hatch
- Logan MCV ou picape Logan
SUBARU- Tribeca
- Impreza WRX (face-lift)
TOYOTA- Novo Corolla
- Nova Fielder
VOLKSWAGEN- Novo Gol
- Novo Voyage
- Tiguan
- Jetta Variant
VOLVO- S40 reestilizado
- V70 reestilizado

Veja também

Carregando...
Fale com UOL Carros

SALOES