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23/11/2007 - 20h23

Impressões ao dirigir: Passat tem requinte e diversão

Da Auto Press
Quem olha o desenho conservador do Passat V6 pode até esquecer que por trás (ou melhor, por baixo) das linhas clássicas desse três volumes há um espírito altamente esportivo. O modelo conta com uma estrutura e equipamentos modernos que só são percebidos quando o sedã está em movimento.

FICHA TÉCNICA
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 3.168 cm³, seis cilindros em V, dois cabeçotes com comandos duplos e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades à frente e uma a ré com sistema DSG de embreagem dupla e sistema seqüencial manual com trocas por borboletas na coluna de direção. Tração integral nas quatro rodas. Controle eletrônico de tração.
Potência: 250 cv a 6.250 rpm.
Torque: 33,7 kgfm a 2.750 rpm.
Diâmetro e curso: 86,0 mm x 90,9 mm. Taxa de compressão de 12,0:1.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais integradas e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás. Traseira independente, com braço transversal e longitudinal, molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás. Controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. ABS, EBD e assistente de frenagem.
Carroceria: Sedã médio-grande em monobloco com quatro portas e cinco lugares. 4,76 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,70 metros de distância entre-eixos.
Peso: 1.660 kg, com 610 kg de carga útil.
Porta-malas: 565 litros.
Tanque: 70 litros.
Volkswagen Passat V6 3.2 FSi
FOTOS DO PASSAT V6
PASSAT: PODER E LUXO
O principal e óbvio atrativo é o motor V6 3.2 FSi. Ao colocar o câmbio automático em drive e pisar no acelerador, o sedã ganha velocidade com voracidade. A transmissão com embreagem dupla garante mudanças rápidas e imediatas. Com isso, é fácil cumprir o zero a 100 km/h em curtos 7,1 segundos.

O câmbio Tiptronic, por sinal, explora muito bem os 250 cv oferecidos pelo propulsor. Seja em velocidades normais de estrada, seja pisando até o talo: a máxima de 240 km/h vem fácil. Isso sem qualquer sinal de flutuação na direção. A estabilidade é o ponto forte do requintado sedã alemão, mas os pneus de perfil baixo (235/45 R 17) copiam muito as irregularidades do piso.

Com controles de estabilidade e tração, o modelo se comporta bem e mesmo ao entrar numa curva em alta velocidade, no limite, é possível perceber os dispositivos de segurança consertando a trajetória. Nas frenagens bruscas, o modelo se porta bem mais uma vez, auxiliado pelos assistentes ABS e EBD.

A segurança nas ultrapassagens também merece destaque. Ela é garantida pela boa transmissão de seis velocidades, que minimiza os buracos entre as passagens de marcha, e pelo torque de 32 kgfm disponível antes dos 3.000 giros.

A diversão fica por conta dos comandos de mudanças seqüenciais atrás do volante. No modo manual, é possível esticar um pouco mais as marchas e ver os giros do motor beirarem os 7.000 rpm. A função é bem eficiente mesmo nos trechos que exigem muitas trocas -- como em serra, onde é possível reduzir e aumentar as marchas ao gosto do freguês.

Na vida a bordo, o Passat tem tudo o que se espera de um carro de quase R$ 170 mil. Banco que parece abraçar o motorista, regulagens elétricas, ótima ergonomia, espaço generosos e conforto de sobra. Atrás, três adultos normais se acomodam sem maiores dificuldades.

O único porém fica por conta da suspensão. Rígida para os padrões europeus e pouco adequada para as esburacadas vias das grandes cidades brasileiras, ela não absorve totalmente a buraqueira. Com isso, em trechos muito irregulares, os viajantes sacolejam dentro do carro além do recomendável. Mas este é um dos preços da esportividade. Outro é o consumo. Afinal, fazer 6,2 km/l não é motivo de orgulho.

Mas nada, contudo, é capaz de prejudicar a imagem requintada e sofisticada do sedã mais completo e caro da linha Volkswagen. (por Fernando Miragaya)

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