UOL Carros

21/11/2007 - 16h00

Novo Fit, que chega ao Brasil em 2008, é o carro do ano japonês

Da redação, com agências
O novo Honda Fit foi eleito o Carro do Ano no Japão, batendo concorrentes importantes como o Nissan Skyline e o Subaru Impreza. A versão premiada pelos japoneses é a mesma que será lançada no Brasil em 2008. A Honda confirma a vinda da nova geração do compacto, mas não dá a data precisa de sua chegada.

O prêmio é dado por um grupo de 60 jurados, a maior parte jornalistas automotivos do Japão. Em 2006, o carro ganhador foi o Lexus sedã, da Toyota. A primeira geração do Fit também ganhou esse prêmio, em 2001. A Honda levou para casa cinco dos dez últimos troféus.


O novo Fit (que em alguns mercados é conhecido como Jazz) começou a ser vendido em 26 de outubro último no Japão, e já recebeu cerca de 20 mil encomendas. A meta anunciada pela matriz da Honda é de 12 mil unidades por mês no mercado local.

O prêmio japonês para o Fit, um carro compacto, faz eco à escolha do relançado e pequenino Fiat 500 como carro do ano europeu -- mas é dissonante em relação à escolha do grande Cadillac CTS por uma revista dos Estados Unidos como o veículo do ano naquele país.

Vendas em alta
No Brasil, o Fit foi o 14º automóvel mais emplacado em outubro, com 3.674 unidades entregues, de acordo com relatório da Fenabrave (a associação dos distribuidores de veículos). De janeiro a outubro foram 27.944 unidades. No sub-segmento dos monovolumes (junto com, entre outros, Fiat Idea e Chevrolet Meriva), o Fit é o líder.

A versão mais barata do carrinho em seu formato atual, a LX manual, começa em R$ 46.575; a mais cara, a EX com câmbio automático, custa R$ 57.500, sempre segundo a tabela Datafolha. Em algumas concessionárias, é provável que o cliente encontre uma fila de espera de algumas semanas.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES