UOL Carros

07/11/2007 - 21h37

Renault lança Sandero dia 26; vendas iniciam em dezembro

Da redação
A Renault apresenta o seu novo carro, o hatch Sandero, num evento em Florianópolis (SC) no próximo dia 26. Tornado público por meio da imprensa, testado e aprovado (ou não), o carro deve chegar às lojas alguns dias depois, em dezembro.

Em princípio, a cartada da Renault com o Sandero (um nome que não significa nada, e que foi escolhido na França pela "sonoridade latina") seria inicialmente numa mesa embaralhada com modelos como Gol e Palio -- líderes entre os hatches compactos -- além de Corsa, Fiesta, Celta e o Clio, da própria Renault.
Divulgação

O Renault Sandero deve ter preços na mesma faixa do "irmão" Logan


Com design mais moderno que o primo mais velho e pegando uma carona no sucesso do Logan, com o qual divide a plataforma (mas não a cara), o Sandero pode causar um forte impacto nessa disputa. Só que informações extra-oficiais apontam para um carro com mais de 4 metros de comprimento, o que o torna maior que a concorrência citada e o coloca no tamanho de um Fiat Punto (que já é um carro difícil de classificar) e pouco menor que o VW Golf (esse sim, um hatch médio).

Mas o que deixa o Sandero numa espécie de limbo não é o tamanho, e sim o preço. Se o Logan começa em R$ 27.990 na versão básica com motor 1.0 e chega a R$ 36.790 na versão mais equipada e com propulsor 1.6 de 16V, não há porque especular preços muito diferentes para o Sandero. E esses são valores compatíveis com a turma dos hatches pequenos -- um rival certo é o VW Fox. Tal ambivalência também ocorre com o Logan, que flutua entre os sedãs compactos e médios.

O Sandero chega com a opção do motor 1.6 8V Hi-Torque bicombustível, já aclamado por parte da crítica como mais interessante que os de 1 litro (mesmo o 16V) e os 1.6 (também de 16V). Primeiro carro mundial (na verdade, voltado para o Mercosul) da Renault feito fora da Europa, ele terá 90% de nacionalização na produção, segundo a fábrica.

Por fim, vale reafirmar que o Sandero surge candidato certo ao trono de "mister Renault": pelo menos entre os carros menores da marca francesa, ele certamente é o mais belo.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES