UOL Carros

26/10/2007 - 20h00

Salão de Tóquio abusa dos protótipos futuristas

Da Auto Press
Os japoneses costumam ser conservadores quando produzem, mas extravagantes na hora de imaginar. E o Salão de Tóquio, que vai até 11 de novembro, mostra isso muito bem. Os modelos que vão entrar em linha não chegam a causar estranheza, mas os protótipos parecem saídos diretamente das pranchetas de desenhistas de ficção científica.

O mote do 40º Tokyo Motor Show, "Agarre as novidades, toque o futuro", assume claramente esta dualidade. A mostra bienal, realizada na província de Chiba, tem 241 expositores de 11 países e 520 veículos inéditos. O marketing dos veículos "ecologicamente corretos" também está presente, mas o evento japonês preferiu deixar o presente cinza em segundo plano e investir mais em projetar os carros de amanhã.



BEM-VINDOS AO FUTURO - Modelos recebem os visitantes do 40º Salão de Tóquio, que vai até 11 de novembro; futurismo é o destaque
VEJA 30 FOTOS DE CARROS E CONCEITOS NO SALÃO DE TÓQUIO

Apesar do glamour que só os protótipos têm, os modelos que fazem por lá sua avant-première também chamam a atenção. É o caso do novo Honda Fit, que chega neste final de outubro ao mercado japonês e deve passar a ser produzido no Brasil ainda no primeiro semestre de 2008. Outro modelo recém-saído do forno é o hatch compacto da Audi, o A1.

A marca alemã deu preferência, nesse caso, aos abastados consumidores japoneses para apresentar o seu menor e mais novo modelo -- bem adequado ao mercado local, pois é pequeno por fora e com um luxo enorme por dentro. A também alemã BMW estréia por lá a versão quatro portas do esportivo M3.

Mas, como donas da casa, as montadoras japonesas promoveram uma verdadeira superpopulação de carros-conceito nos estandes. De todos os protótipos, nenhum supera o Mazda Taiki. O modelo da montadora japonesa, controlada pelo grupo Ford, tem desenho bastante agressivo e futurista, oriundo do conceito flux, que busca remeter em linhas as correntes de ar.

Já o Nissan GT-R é um exemplo de conceito que deve entrar logo em produção. O modelo trará de volta a versão GT-R do sedã esportivo Skyline, que saiu de produção em 2002.

Mas a campeã de protótipos foi mesmo a Toyota, que apresentou nada menos que oito carros-conceito, todos com nomes e visual estranhos. Um dos mais esquisitos foi o modelo RIN, um monovolume bem estranho, mas que promete muito conforto no interior.

Outro protótipo interessante é o hatch 1/X, feito quase todo em fibra de carbono e plástico translúcido. O modelo pesa apenas 420 kg e é equipado com motor elétrico associado a um trem de força de 500 cilindradas. Econômico e excêntrico: bem ao gosto do público local. (por Diogo de Oliveira)

QUEM É QUEM NO SALÃO DE TÓQUIO

Audi Metroproject Quattro - É o futuro hatch compacto da Audi. Quando entrar em produção, provavelmente em 2008, receberá o nome A1. Um dos destaques é o motor elétrico de 41 cv, acomodado na base do porta-malas e coberto por uma tampa acrílica translúcida. O trem de força funcionará em conjunto com um propulsor 1.4 litro turbo TFSI, com injeção direta de gasolina e 150 cv de potência.
BMW M3 sedã - A recém-lançada versão quatro portas do esportivo M3 retoma uma versão abandonada pela marca alemã em 1999. Este M3 sedã tem como principal atrativo o motor 4.0 litros V8, de 420 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O bólido vai de zero a 100 km/h em 4,9 segundos.

Honda Fit - A nova geração do hatch compacto estréia no mercado japonês ainda em outubro. A se manter a tradição da marca, o modelo deve passar a produzido no Brasil ainda em 2008 - a Honda Brasil, é claro, não confirma. Apesar de ser uma nova geração, manteve os conceitos primários do modelo atual.
Honda CR-Z - Abreviatura de Compact Renaissance Zero, o protótipo pretende como a maioria dos conceitos apontar o estilo dos carros esportivos de baixo peso da marca nipônica. Seu desenho, no entanto, sugere que o CR-Z possa ser o sucessor do Civic CRX, um targa comercializado pela Honda nos anos 90. O destaque no modelo é a tampa traseira com um vidro inclinado e outro vertical - semelhante ao usado pela Citroën no C4 VTR vendido no Brasil.

Mazda Taiki - O mais inusitado dos carros-conceito de Tóquio, o Taiki representa bem o conceito "flux" desenvolvido pela marca, inspirado no movimento das correntes de ar. A cabine é formada a partir de uma bolha de vidro que comporta dois passageiros. O modelo apresentará também a nova geração de motor Wenkel, rotativo, que responderá pelo nome Renesis.

Nissan GT-R - O protótipo mostrado em Tóquio tem ares de produto final. Com 1.400 quilos, o GT-R traz um vigoroso motor 3.8 litros V6 biturbo, com 473 cv de potência e 60 kgfm de torque máximo entre 3.200 e 5.200 rpm. O modelo vai de zero a 100 km/h em curtos 3,5 segundos, favorecido pela ótima relação peso/potência 2,95 kg/cv.
Nissan Round Box - Um dos conceitos mais charmosos e incomuns da edição 2007 do Salão de Tóquio, o Round Box - caixa redonda em português - é um compacto conversível de quatro lugares, painel totalmente eletrônico e volante em forma de manche. O teto é rígido retrátil.
Suzuki X-Head - Protótipo de pick-up compacta com visual bastante incomum, o X-Head tem aptidões fora-de-estrada e comporta até dois adultos. A caçamba permite ao modelo atuar como transporte urbano e até como veículo de resgate, podendo também ser utilizada como dormitório para os passageiros.
Toyota 1/X - A carroceria feita quase toda em fibra de carbono e plástico translúcido não deixa dúvidas: com apenas 420 kg, um terço do peso do Toyota Prius hatch, o conceito 1/X otimiza o desempenho da propulsão híbrida. O modelo traz um trem de força elétrico associado a um flexfuel de apenas 500 cilindradas.

Toyota RIN Concept - Monovolume de teto alto, com desenho esquisito, porta corrediça e ampla área envidraçada, este protótipo se inspira nos carrinhos de golfe. De acordo com a Toyota, a proposta é tornar a vida dos passageiros serena e suave. Os vidros protegem os passageiros dos raios ultra-violeta e o interior é bastante futurista, com volante em formato de guidão.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES