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11/10/2007 - 19h51

Motos on/off-road de Yamaha e Honda se enfrentam

Da Infomoto
Apesar de dividirem a mesma capacidade cúbica, 250 cc, e o mesmo estilo on/off-road, as motos Yamaha XTZ 250 Lander e Honda XR 250 Tornado guardam diferenças marcantes, que podem influenciar na hora de decidir qual comprar. A começar pelos motores. As semelhanças entre eles param na capacidade, na quantidade de cilindros (ambos têm apenas um) e na refrigeração a ar com radiador de óleo.

A veterana Honda Tornado, no mercado desde 2001, traz um propulsor com duplo comando no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas, alimentado pelo tradicional carburador. Já a jovem Yamaha Lander, lançada em 2006, conta com a modernidade da injeção eletrônica para alimentar o motor com comando simples no cabeçote (SOHC) e duas válvulas.


Foto: Renato Durães/Agência Infomoto
MAIS FOTOS DA YAMAHA LANDER E DA HONDA TORNADO

Os números de desempenho declarados pelas fábricas são bastante semelhantes (21 cv na Lander e 23,3 cv na Tornado), mas escondem o comportamento distinto dos dois motores. A trail da Yamaha oferece respostas rápidas, sem engasgos no acelerador. Parece que seu motor está sempre cheio, com um funcionamento mais linear. Em conjunto com o câmbio de cinco marchas, quase não é preciso reduzir para se fazer uma ultrapassagem ou enfrentar uma subida íngreme.

Já o modelo da Honda ainda tem um certo atraso quando se gira o acelerador, característica da carburação. Com seu câmbio de seis marchas, exige reduções constantes para se aproveitar a força do motor. Porém, em altas rotações ele mostra seu vigor.

Apesar do comportamento e câmbios distintos, a velocidade final das duas motos é praticamente a mesma: cerca de 130 km/h no painel digital que equipa ambas. Mas, nesse quesito, ponto para a Lander, que traz um útil conta-giros.

Filosofias distintas
O design é outro ponto que diferencia bastante as duas on/off-road de 250cc. A Tornado tem uma cara mais "pronta para trilha". Banco estreito, farol quadrado e uma rabeta afilada -- características que a deixam mais esguia.

Já o visual da Lander foi inspirado na sua irmã maior, a XT 660R. O farol ovalado e o banco mais largo conferem um porte maior ao modelo Yamaha. Passa a impressão de uma moto de uso misto, ou seja, uma moto que encara uma estrada de terra, mas que ficaria "presa" numa trilha.

PREÇO NÃO 'AJUDA' ESCOLHA
Nem mesmo no quesito preço é fácil escolher entre essas motos de uso misto. A Honda Tornado, modelo 2008, apesar do preço de R$ 10.589 divulgado pela montadora, é vendida nas concessionárias da marca em São Paulo a R$ 11.980.
Já a Yamaha Lander, modelo 2007, está cotada a R$ 11.200. O modelo 2008 Honda trouxe apenas uma nova cor (laranja) e mudanças no grafismo. O modelo da Lander para o próximo ano não deverá sofrer reajustes de preço e trará apenas novos grafismos.
Com uma diferença de preço de menos de 10%, a decisão fica mesmo para o gosto pessoal e o uso que o motociclista fará das trail de 250 cc. Sem dúvida, uma difícil escolha.
Essas diferenças ilustram também qualidades de cada uma. Enquanto a Lander oferece mais conforto para se rodar no dia-a-dia, devido ao largo banco, a Tornado parece pronta para uma trilha mais radical, com seu banco fino e de espuma estreita.

A filosofia distinta do projeto de cada uma delas aparece também em alguns itens de série. A Honda vem com rodas de alumínio (mais leves) e balança também de alumínio, como nas motos off-road profissionais. Traz também protetor de cárter e guia de corrente. Itens ausentes na Lander, que tem rodas e balança de aço.

Ciclística
Na parte ciclística, ambas as motos adotam as mesmas soluções. Quadro berço duplo, garfo telescópico na dianteira e balança com um único conjunto mola amortecedor fixado por links na traseira, ambas com longo curso. No funcionamento das suspensões, de novo aparecem diferenças: a Lander parece privilegiar o conforto, enquanto a Tornado, a rigidez exigida no fora-de-estrada.

A XTZ 250 Lander leva vantagem no quesito freio. Traz disco nas duas rodas, enquanto a XR 250 Tornado usa disco na frente, mas tambor atrás.

A ciclística das 250cc foi projetada para oferecer versatilidade. Com suspensões de longo curso, elas se saem bem em diversas situações: seja enfrentando os obstáculos e buracos de nossas ruas, seja encarando uma estrada de terra.

Os modelos on/off-road de Honda e Yamaha são o tipo de moto que pode ser usada no dia-a-dia, nesse caso com vantagem para a Lander; ou numa estrada de terra ou trilha, com leve superioridade da Tornado.

O que não significa que a Tornado não possa ser a companheira ideal para o cotidiano ou que a Lander não encare uma estrada de terra. A escolha vai depender de diversos fatores, como gosto pessoal por determinada marca ou preferência pelo visual de uma ou outra. (por Arthur Caldeira)

COMPARE OS DADOS TÉCNICOS DAS DUAS MOTOS
MOTORMonocilíndrico, DOHC, 4 válvulas, arrefecido a ar, com radiador de óleoMonocilíndrico, SOHC, 2 válvulas, arrefecido a ar com radiador de óleo
CAPACIDADE CÚBICA249 cm³249 cm³
POTÊNCIA MÁXIMA (DECLARADA)23,3 cv a 7.500 rpm21 cv a 7.500 rpm
TORQUE MÁXIMO (DECLARADO)2,42 kgfm a 6.000 rpm2,10 kgfm a 6.500 rpm
CÂMBIOSeis marchasCinco marchas
TRANSMISSÃO FINALPor correntePor corrente
ALIMENTAÇÃOCarburadorInjeção eletrônica
PARTIDAElétricaElétrica
QUADROBerço semiduploBerço semiduplo
SUSPENSÃO DIANTEIRAGarfo telescópico com 245 mm de cursoGarfo telescópico com 240 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRABalança monoamortecida com links com 242 mm de cursoBalança monoamortecida links com 220 mm de curso
FREIO DIANTEIRODisco simples de 240 mm de diâmetroDisco de 245 mm de diâmetro
FREIO TRASEIROTambor com 130 mm de diâmetroDisco de 203 mm de diâmetro
PNEUS90/90-21 (diant.)/ 120/80-18 (tras.)80/90-21 (diant.)/ 120/80-18 (tras.)
COMPRIMENTO2.147 mm2.125 mm
LARGURA845 mm830 mm
ALTURA1.203 mm1.180 mm
ENTRE-EIXOS1.427 mm1.390 mm
DISTÂNCIA AO SOLO281 mm245 mm
ALTURA DO ASSENTO880 mm875 mm
PESO SECO134 kg130 kg
TANQUE11,5 litros11 litros
CORESAmarela, preta, vermelha e laranjaAzul, preta e vermelha
ItemHONDA XR TORNADOYAMAHA XZT LANDER

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